Inmet emite alerta vermelho de acumulado de chuvas para Alagoas

07/05/2024 10:15 - Municípios
Por Redação
Image

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, que representa risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, para Maceió e outras 74 cidades do interior de AL. Segundo o órgão, o aviso tem início às 07h41 desta terça-feira (7) e tem validade até às 16h deste desta quarta-feira (8).

O Inmet também afirmou que outros dois alertas de chuvas, um na cor laranja, que representa perigo, e outro amarelo, que representa perigo potencial, já estão em vigência em Alagoas.

Inmet deu ainda algumas instruções durante as chuvas:

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

Observe alteração nas encostas.

Permaneça em local abrigado.

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Também é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Confira as cidades citadas no alerta:

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matrizde Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho d'Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d'Arca, Taquarana ,Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares.

 

Semmarh alerta para elevação dos rios e chuvas 

Na noite desta segunda-feira (6), a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh-AL) divulgou uma previsão de acumulado de chuvas para a Região Metropolitana de Maceió, Litoral e Zona da Mata. Segundo o órgão, as chuvas devem persistir pelo menos até a próxima quarta-feira (08). 

Além disso, na manhã desta terça-feira, a Semarh-AL soltou um boletim informando sobre a situação dos rios, riachos e lagunas de Alagoas devido às fortes chuvas que estão caindo no estado. 

No documento divulgado, o órgão apresenta quais rios, riachos e lagunas que estão sob monitoramento em relação ao nível de de elevação e com risco ou transbordamento. Confira:

- Rio Coruripe: o Rio Coruripe está em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante;

- Rio Piauí: o Rio Piauí está em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante;

- Rios Jequiá e Conduípe: os Rios Jequiá e Conduípe estão em elevação, com pontos de transbordamento nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto;

- Riachos Jacarecica e Silva: os Riachos Jacarecica e Silva estão em elevação e mantém a tendência de elevação do seu nível em razão do escoamento das águas a montante, com possibilidade de transbordamento nas próximas horas;

- Lagoa Manguaba: o nível da Lagoa Manguaba está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 210 cm às 07h00. A cota de transbordamento é de 270 cm.

  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..