Alagoas registra mais de 7.600 tentativas de fraude de identidade, somente em fevereiro
Somente em fevereiro deste ano, foram registradas 7.611 tentativas de fraude de identidade em Alagoas, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pelo Serasa Experian.
É considerado fraude de identidade quando golpistas roubam dados pessoais e tentam se passar por outras pessoas para obter vantagens financeiras.
No Nordeste, abaixo de Alagoas estão os estados do Piauí (6.377) e Sergipe (5.337). Em todo o país, foram 756.576 tentativas de fraude de identidade em fevereiro.
No comparativo "quantidade de tentativas a cada milhão de habitantes", Alagoas aparece na 19ª posição, com 2.240, no ranking dos 27 estados e Distrito Federal.
Ainda conforme o estudo, a maior parte das ocorrências no país foram na categoria “Bancos e Cartões” (50,7%). Em relação às idades, pessoas entre 36 a 50 anos foram as que mais tiveram incidência das tentativas de fraude (35,9%).
Abaixo, especialistas da Serasa Experian listam algumas dicas para se proteger dos golpes:
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando..