Equatorial Alagoas percorre empresas e instituições de ensino para dialogar sobre riscos e perigos com energia elétrica

22/04/2024 17:18 - Municípios
Por redação
Image

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre todas as regiões do país, o Nordeste lidera ranking de ocorrências fatais de origem elétrica desde 2013, com uma marca histórica de 2.849 mortes em dez anos. 

Preocupada em contribuir com a valorização da vida e com o propósito de conscientizar a população sobre os riscos e perigos da energia elétrica, a Equatorial Alagoas tem percorrido empresas e instituições de ensino para promover palestras educativas e orientar a população sobre o uso adequado e seguro da energia dentro ou fora das residências. 

Por meio do Projeto “E+ Segurança”, a Distribuidora tem orientado trabalhadores de empresas de telecomunicações, construção civil, usinas e de iluminação pública, que atuam nos municípios. O grande objetivo do projeto é levar para as pessoas informações sobre os impactos e consequências em ter comportamentos inseguros com a rede elétrica. 

“Segurança é um dos valores do Grupo Equatorial. Acreditamos que a vida é um bem inegociável e, por isso, buscamos eficiência com respeito à dignidade e segurança das pessoas, atuando e encorajando os alagoanos para a preservação da vida. Estamos percorrendo diversas empresas e instituições do litoral ao sertão do estado, para garantir que todos saibam a importância de utilizar a energia de forma segura e adequada”, afirmou o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio. 

Entre os temas abordados durante as ações estão a falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro e outros tipos de materiais metálicos, negligências para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), alerta sobre os riscos e perigos de ligações clandestinas, utilização de Ts ou beijamins, gambiarras e manuseio de equipamentos elétricos em áreas molhadas.

Multiplicadores de boas práticas

Por meio de atividades lúdicas e interativas, a Equatorial também realiza palestras sobre consumo adequado, responsável e seguro da energia dentro das instituições de ensino municipais e estaduais da capital e do interior do estado. 

Durante as ações, pais, professores e alunos aprendem sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio de lâmpadas, geladeira, chuveiro elétrico, tvs, videogames e utilização de celulares durante carregamento. Além, de serem orientados sobre o perigo que é empinar pipas próximo da rede elétrica. 

“Em cada palestra tentamos alternar ao máximo a forma como transmitir o conteúdo para adaptar os alunos de acordo com a faixa etária a qual eles fazem parte. As crianças por exemplo, são bem participativas e fazem a diferença no que diz respeito à compreensão do conteúdo. O objetivo do projeto é oferecer aos participantes o conhecimento para que sejam multiplicadores do que foi aprendido, levando os novos hábitos para os seus lares”, reforçou João. 

A Equatorial Alagoas segue empenhada na disseminação de dicas importantes que podem fazer a diferença na vida dos alagoanos e reforça a importância do papel dos adultos na mudança de comportamento dos filhos para que possam fazer a diferença sendo agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a redução de acidentes envolvendo eletricidade, sobretudo em ambientes domésticos.

O que fazer em casos de acidentes?

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193), desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e acione a distribuidora imediatamente pelo 0800 082 0196. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico partido. Apenas isole a área e aguarde os profissionais habilitados.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..