O prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, foi convidado pela Câmara dos Deputados para contribuir com propostas e ideias para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) do período de 2024 a 2034. O PNE foi discutido durante o Seminário Estadual de Alagoas, realizado na tarde desta quinta-feira, dia 03, no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), em Maceió.

A participação de Marcelo no seminário marca um momento estratégico para os municípios alagoanos, que já trabalham em um Pacto pela Educação no estado. O Pacto, articulado pela AMA, conta com a participação dos municípios e Estado para elevar os índices de qualidade do ensino em Alagoas, com foco na alfabetização na idade certa e na melhoria dos indicadores de aprendizagem.

Ao lado da diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Julia Ishikawa; da secretária municipal de Educação de União dos Palmares, Mariana Lucena; e da representante sa Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, Sueleide Barbosa, o presidente Beltrão participou da mesa com o tema “Gestão Pública e Implementação do PNE. 

Durante sua exposição, Marcelo destacou o caso do município de Coruripe, onde exerce o mandato de prefeito. Em 2023, a cidade atingiu resultados expressivos: 94,1% das crianças foram alfabetizadas na idade adequada e os anos iniciais da rede municipal alcançaram a nota 9,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um das maiores do país.

“O que precisamos é garantir que esse Plano seja concreto e tangível, com metas factíveis, e assim trabalhar em um regime de colaboração nobre, porque o Estado precisa contribuir e nós precisamos seguir avançando. Mas só o fato de estarmos sentando à mesa para discutir já é um ponto primordial para o cumprimento imediato. E o prefeito tem que fazer a sua parte, o secretário de Educação também, os professores, todos os profissionais da educação, porque estamos no mesmo barco, buscando a mesma coisa: a qualidade da educação para o nosso povo”, afirmou o presidente da AMA.

O presidente Marcelo Beltrão também sugeriu que cada município tenha suas metas, respeitando as particularidades de cada região e de cada gestão, mas que, juntos, todos possam alcançar os objetivos nacionais. “É importante, acima de tudo, que o município possa traçar suas metas anuais para atingir objetivos específicos, com metas mais simples, que possam ser cumpridas, garantindo as etapas de ensino, observando a equidade, a igualdade, mas, acima de tudo, promovendo a aprendizagem”, destacou.

O seminário integra a agenda nacional de debates sobre o novo PNE, que está em tramitação na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei nº 2.614/2024, enviado pelo Poder Executivo. A proposta estabelece metas e estratégias para os próximos dez anos da educação brasileira. Para subsidiar a análise da matéria, a Comissão Especial tem promovido encontros com especialistas, gestores públicos, movimentos sociais e profissionais da educação em todos os estados.

O vice-presidente da Comissão Especial, o deputado federal por Alagoas, Rafael Britto, elogiou a participação e agradeceu as contribuições do presidente da AMA. “Obrigado, Marcelo. É sempre muito importante ouvi-lo. Você, que já foi secretário de Educação algumas vezes, prefeito também, e, para quem não sabe,  Coruripe é a cidade com o melhor Ideb do Brasil, o que muito honra Alagoas por esse resultado”, afirmou o deputado.