A quadra chuvosa dos últimos dias afetou diretamente o acesso em vários povoados de Girau do Ponciano, mas a Prefeitura - por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) - está assegurando o trabalho de reestabelecimento de pontes e estradas nas localidades alagadas. A agilidade na contenção do volume de água e desobstrução na infraestrutura geral, é um compromisso com a população e garante mobilidade e segurança para todos girauenses.
Conforme o cronograma, disponibilizado pelo órgão de trânsito, o maquinário de revitalização já recuperou o tráfego nos povoados Barrocas, Quebradente, Fazenda Paraná, Poço Doce, Lagoa de Dentro e Salobinho. Nesta quinta-feira (03), os acessos de Alto do Embuzeiro, Ema e Lagoa do Juazeiro também recebem as equipes de manutenção da SMTT e Secretária Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O Superintendente da SMTT, Rael Pinheiro, esteve fiscalizando as ações e obras dos povoados Fazenda Paraná e Poço Doce, locais onde os acúmulos de chuvas causam destruição devido ao transbordamento do Riacho Riachão. Muitos moradores acabam ficando ilhados e com dificuldades para atravessarem a ponte legatória das duas regiões, o que também afeta pelo menos outros três sítios vizinhos.
“O Riachão transbordou na última quarta-feira e prontamente viemos realizar às contenções e reestruturar a ponte de acesso principal. É importante frisar, que o prefeito Bebeto e o vice Osvaldo Alexandre estão dando total apoio na mobilidade para os povoados e assentamentos adjacentes durante esse momento de chuva constante, principalmente nas regiões mais afetadas como a Fazenda Paraná. Estamos dividindo os trabalhos conforme a urgência e até o final dessa semana, todas as estradas estarão aptas e seguras”, explica o Superintendente Rael Pinheiro.
José Carlos da Silva, morador do povoado Fazenda Paraná, estava presenciando às ações da equipe e agradeceu a agilidade diante dos transtornos. Ele conta, que nessa época, a população sempre está em alerta quando o riacho sangra e achou importante a rapidez da prefeitura em adiantar as obras, um feito que deixa todos aliviados com relação ao trânsito.
“Nós não podemos parar a força da natureza, mas é perigoso para gente que usa moto passar com a grande quantidade de água e a ponte destruída. Eu, que moro aqui há tantos anos, agradeço a forma rápida que o prefeito Bebeto resolveu o problema, é um serviço que ajuda todos nós e faz com que a gente tenha mais tranquilidade no trajeto de casa, na hora de visitar um parente ou ir até a cidade”, afirma o morador.
Outras partes do município também estão passando por obras de manutenção, segundo a Superintendência. Os motoristas e pedestres devem ficar atentos aos seus percursos, pois as revitalizações continuam até o fim do período das fortes chuvas.