Palmeira dos Índios se prepara para recorde na eleição de vereador; veja principais nomes e partidos

08/04/2024 12:54 - Roberto Gonçalves
Por Redação com Tribuna do Sertão
Image

O panorama político de Palmeira dos Índios se configura para uma eleição municipal sem precedentes este ano, após o fechamento da janela partidária revelar que treze partidos apresentarão chapa própria para vereador em outubro. A multiplicidade de frentes políticas, que varia de alianças consolidadas a novas coalizões, reflete a vibrante democracia da cidade e promete uma escolha ampla para os eleitores.

Na cidade, as eleições para vereador reflete a ampla gama de forças políticas em jogo, com candidaturas que abrangem desde figuras já conhecidas no cenário local até novos nomes buscando espaço no legislativo municipal. Entre as frentes partidárias, destaca-se a composição de alianças em torno das pré-candidaturas a prefeito, que vão desde a união de partidos tradicionais até coalizões inovadoras.

Dos 15 atuais vereadores, 14 disputarão a reeleição - somente Cristiano Ramos vai disputar a prefeitura. Porém, os que tentarão buscar uma cadeira no legislativo palmeirense que terá um gordo saldo bancário a partir de 2025, com salários de R$9 mil, terão uma concorrência jamais vista em eleições anteriores.

Analistas acreditam que das 13 frentes montadas para a eleição 11 delas terão condições de eleger ao menos um vereador. As quatro vagas restantes serão disputadas voto a voto pelas chapas mais fortes, podendo, por exemplo, o "chapão da morte" formado pelo MDB eleger apenas dois vereadores.

Frentes e Apoios


Frente de Mosabelle Ribeiro: A aliança formada por REPUBLICANOS, PSDB e PP, além da provável coligação com o União Brasil, mostra-se robusta, trazendo nomes como Helenildo Ribeiro Neto e Toninho Garrote, entre outros, prometendo fortalecer a disputa eleitoral.

Frente de Julia Duarte: Apoiada pelo MDB, FEDERAÇÃO (PT/PV), PSB e SOLIDARIEDADE, Julia Duarte conta com o suporte de veteranos como Salomão Torres e Fabio Targino, configurando uma forte presença no cenário político.

Frente de Cristiano Ramos: Sob a liderança do PDT e PMB, Cristiano Ramos se apoia em candidatos como Paula Ramos e Eronildes da Ótica, trazendo frescor à disputa.


Frente de Gervásio Raimundo Neto: O PRD, representando a candidatura de Gervásio, coloca no ringue eleitoral nomes como Roninha Raimundo e Cesar Tenório, apontando para uma campanha de propostas renovadoras.

Frente de Márcio Henrique: Com o PODEMOS ainda por definir seus principais nomes, a candidatura de Márcio Henrique promete surpresas e uma nova abordagem na política local.

Frente de Verônica Medeiros: A pré-candidata pelo PL, embora ainda não tenha divulgado sua chapa, promete trazer novidades para a disputa, reforçada pela dinâmica política do prefeito de Maceió, JHC.

Um Cenário competitivo
 

Com  aproximadamente 195 candidatos a vereador, a eleição em Palmeira dos Índios supera em número e diversidade a concorrência de muitos processos seletivos, incluindo o ENEM, como destacado por observadores políticos. Essa profusão de candidaturas não apenas evidencia a efervescência democrática na cidade, mas também coloca em perspectiva o desafio para os eleitores de fazerem escolhas informadas e conscientes.

A multiplicidade de vozes e propostas reflete a complexidade dos desafios enfrentados por Palmeira dos Índios, desde questões de infraestrutura e serviços públicos até debates sobre desenvolvimento sustentável e inclusão social. Com uma disputa tão ampla, a eleição de outubro promete ser um marco na história política da cidade, possivelmente definindo os contornos de sua gestão municipal para os próximos anos.

 

Veja os principais nomes por partido

No MDB, o chapão da morte: Salomão Torres, Adelaide França, Dindor, Maxuel, Sergio Passarinho e Pedrinho Gaia; 

Pelo Solidariedade; Fabio Targino, Geraldinho Ribeiro, Flavio Emilio, Agenor Leoncio e Carlos Guruba;  Pelo PSB os nomes ainda não foram divulgados, mas segundo informações gira em torno de 15 candidatos com presunção de 200 votos para cada um.

Pela Federação PT-PV, Madson Monteiro, Val Enfermeiro, Sheila Duarte e Sidny Targino.

No Republicanos, Helenildo Ribeiro Neto, Jô Mototaxi, Capitão, Fabiano Gomes, Dayse Fonseca, Adriano Mion; 

No PP, Toninho Garrote, Geraldo Alencar, José Daciel, Alcineide Nascimento, Simônica Alves; 

Pelo PSDB ainda não foram divulgados os nomes, mas segundo informações gira em torno de 15 candidatos com presunção de 200 votos para cada um.

No PRD; Roninha Raimundo, Cesar Tenório e Edinho do Leite.

No PDT, Paula Ramos, Zé Caetano e Godoy de Barros; 

Pelo PMB, Eronildes da Ótica, Abraão do BMG, Ivanildo Enfermeiro, Zé Carlos da Saúde e Jairo da Farmácia.

No PODEMOS ainda não foi divulgado os principais nomes.

No PL também não foi divulgado os nomes dos futuros concorrentes.

No União Brasil estão Lúcio Carlos Medeiros, Tenente Salles, Fabiano Passos e Kall Mello.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..