Fieis fazem romaria ao Morro Santa da Massaranduba em Arapiraca nesta Sexta-Feira-Santa

29/03/2024 12:39 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Mantendo uma tradição secular, milhares de fiéis realizaram a partir da madrugada desta Sexta-feira Santa, caminhada ao Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca. A concentração para o ato religioso aconteceu no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca, onde está edificada a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho. 

A grande caminhada da fé contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Polícia Militar oferecendo segurança para os romeiros.

O padre Paulo Melo, pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, esteve presente ao ato religioso.

Os fiéis percorreram diversas ruas do centro de Arapiraca, em um trajeto de cerca de 6,5km até o Morro Santo, onde a Via Sacra teve início por volta das 07h00.

História

Considerado importante espaço cultural, o Morro Santo da Massaranduba, constitui de um local de tradição religiosa desde o início do século XX. De acordo com historiadores. A tradição iniciou-se devido ao falecimento de muitas crianças da comunidade acometidas por uma doença, não identificada na época. Com o intuito de alcançar a cura das crianças enfermas, iniciou-se uma peregrinação até o topo do Morro, por uma trilha situada na vertente mais íngreme da área, denominada “ladeira da penitência”.  No entanto, quando as crianças faleciam devido à doença, estas eram sepultadas no topo do Morro e identificadas com cruzes e pedras, existentes até os dias atuais. Vista aérea do Morro da Massaranduba, em 2004, onde se nota a redução da cobertura vegetal no topo e na principal via de acesso. Obra construída para servir de cenário da encenação da Paixão de Cristo. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..