Mulheres nas secretarias: Prefeitura de Maceió têm o 2º pior quadro

28/03/2024 06:30 - Voney Malta
Por redação
Image

A gestão de JHC (PL), em Maceió, divide com David Almeida (Avante), de Manaus, o posto das duas piores prefeituras no quesito presença de mulheres no comando de secretarias, com 86% de homens nos cargos.

Quem lidera o índice de desigualdade revelado pela Folha de S. Paulo é a Prefeitura de Teresina. Das 17 pastas, 16 são comandadas por homens.

Natal, no Rio Grande do Norte, é a única capital onde as mulheres ocupam mais da metade -  55,6%.

Ainda segundo a Folha, ''Em procuradorias e controladorias, posições de confiança da gestão municipal, mulheres representam 21% e 10%, respectivamente.''  

O levantamento foi feito de 26 de fevereiro a 7 de março em 26 capitais.  

Os dados consideraram os titulares de pastas da administração direta com nomenclatura de secretaria, além de secretarias-executivas, do segundo escalão.

Esse tema deve gerar uma boa discussão na campanha eleitoral. 

O principal partido de oposição ao prefeito de Maceió,  o MDB, tem a gestão do governador Paulo Dantas (MDB) com mais mulheres - 15 a 13 - no primeiro escalão para comparar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..