Luciano Barbosa pondera escolher o filho como vice-prefeito visando apaziguar disputa entre Arthur Lira e Renan Calheiros pelo cargo

25/03/2024 17:42 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Tribuna do Sertão
Image

Em Arapiraca, um dos cenários políticos mais dinâmicos de Alagoas, a escolha do vice-prefeito para compor a chapa de Luciano Barbosa (MDB) para as próximas eleições municipais tornou-se o foco de intensas especulações e manobras estratégicas. Diante da possibilidade de candidatura a cargos estaduais ou federais em 2026, Barbosa enfrenta o desafio de equilibrar as expectativas de figuras políticas influentes como o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP), ambos interessados em fortalecer suas bases eleitorais através da indicação do vice na chapa de Barbosa.

Conforme análise do renomado jornalista José Firmino, em sua coluna no Semanário Tribuna do Sertão, embora vários nomes tenham sido cogitados para a posição, incluindo o do filho de Barbosa, o advogado Lucas Barbosa, e o de Yale Fernandes, correligionário e amigo próximo do prefeito, a escolha ainda não foi definida. Essa indefinição estratégica poderia estar alinhada ao desejo de Barbosa em não desagradar às duas lideranças políticas que competem por seu apoio e o cargo de vice-prefeito, Renan Calheiros e Arthur Lira, ambos fundamentais na liberação de emendas para projetos de infraestrutura em Arapiraca.

A possibilidade de escolher seu próprio filho como vice na chapa surge como uma solução diplomática que evitaria favorecer explicitamente um dos lados, preservando as alianças políticas de Barbosa com ambos os parlamentares. E assim agradaria a “gregos e troianos” da península alagoana. Essa escolha também sinalizaria a intenção de Barbosa em manter a governança dentro de um círculo de confiança estreito, garantindo a continuidade de seu projeto político para Arapiraca.

Barbosa já anda em eventos, atos políticos e inaugurações acompanhado do filho Lucas Barbosa fazendo a apresentação dele à classe política e a sociedade.

Além da chapa majoritária de Barbosa, as composições dos pré-candidatos de oposição, como Fabiana Pessoa e Tarcizo Freire, também são aguardadas com expectativa, pois a escolha de vices que agreguem valor eleitoral é fundamental para a conquista de um maior percentual de votos na disputa municipal.

Neste cenário de alianças e estratégias, a política de Arapiraca reflete a complexidade das articulações que definirão o futuro político do município e possivelmente influenciarão as configurações de poder em Alagoas nos próximos anos. Com os olhares voltados para as decisões de Luciano Barbosa, a cidade aguarda os próximos capítulos dessa trama política que definirá os rumos de sua governança.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..