Dois vereadores estão com reeleição ameaçada nas eleições deste ano em Arapiraca

23/03/2024 10:12 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Thiago ML e Túlio Freire estão em um “beco sem saída” e buscam viabilizar o impasse para salvar seus mandatos até o dia 5 de abril próximo

A falta de habilidade política, senso prático, diante da dinâmica da política em ano eleitoral, colocam dois vereadores arapiraquenses; Thiago ML e Túlio Freire em um “beco sem saída” para concorrerem a reeleição deste ano. 

O prazo final da janela partidária, ou seja, a filiação a um novo partido sem a perda de mandato, termina no próximo dia 5 de abril próximo. 

O tempo urge, para a busca de uma solução viável para garantirem os seus mandatos em uma eleição proporcional bastante concorrida e uma das mais disputadas das últimas décadas em Arapiraca. 

 A maior concentração de filiações com pré-candidatos competitivos está no MDB, PP, PDT e PSB. No MDB, estão concentrados pré-candidatos com mandato além de quatro secretários do primeiro escalão da gestão do prefeito Luciano Barbosa.

Essas agremiações partidárias abrigam a quase totalidade dos 19 vereadores que integram o Legislativo da terra de Manoel André. 
 O vereador Túlio Freire, eleito na eleição 2020, com 1.982 votos  ainda continua no PP que tem o deputado federal  Arthur Lira, como presidente estadual do partido, vivencia o dilema.

Seu pai, o ex-deputado estadual Tarcizo Freire, deixou o PP, e filiou-se ao Solidariedade, deve enfrentar, pela terceira vez a disputa pela prefeitura,  enfrentando o prefeito Luciano Barbosa que até o momento, está numa condição bastante confortável para a conquista do quarto mandato à frente da cidade mais importante do interior do Estado. 

Naturalmente, o vereador Túlio Freire não deve continuar no PP, que apoia Luciano Barbosa.  No Solidariedade, não existe até o momento, puxadores de votos que possam garantir o coeficiente eleitoral e garantir a sua reeleição. O coeficiente de cada partido é da ordem de 6.000 a 6.200 votos para eleger o primeiro. 

Já Thiago ML, que ganhou projeção política,  nos dois  primeiros anos, da gestão de Luciano Barbosa, quando presidiu a Mesa Diretora do Legislativo e foi líder do grupo dos 11 vereadores, filiado ao Solidariedade, tentou ingressar no Podemos, que tem o senador Rodrigo Cunha como presidente estadual, descartou sua filiação. 

A manobra em nível do diretório municipal, motivou a saída do presidente do diretório municipal, Carlos André. Até o momento, não se sabe quem deve assumir o comando do Podemos em nível local.

Para contornar a situação vivenciada no Podemos, o senador Rodrigo Cunha, reuniu pré-candidatos a vereador a anunciou uma previsão super otimista na sua visão, de que o Podemos vai eleger três vereadores em Arapiraca. 

Thiago ML, que obteve uma votação expressiva de 3.256 na eleição 2020, deve confirmar sua filiação ao Republicanos, comandado no Estado pelo deputado estadual Antônio Albuquerque. O partido busca desesperadamente pré-candidatos competidores, puxadores de voto.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..