Eleição proporcional movimenta o cenário político em Arapiraca

19/03/2024 11:50 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Mais de dez vereadores devem mudar de partido, e para se eleger será necessário votação superior a 1.500 votos 

O cenário político em Arapiraca está bastante movimentado, principalmente nesse período em que os vereadores podem mudar de partido sem risco da perda de mandato. Apenas o MDB, está com sua chapa fechada. A ex-vereadora Aurélia Fernandes foi a última a entrar, respaldada na expressiva votação que obteve em 2020 pela PSDB, com 2.020 votos.

A perspectiva, é de que mais de dez vereadores devem mudar de partido até o próximo dia 5 de abril deste ano, prazo final também para filiações de outras lideranças políticas que pretendem concorrer a uma cadeira no parlamento municipal. 

Os fatores para mudar ou permanecer nos partidos são diversos. O alinhamento com o grupo político, a afinidade ideológica e, claro, se o partido integra a base aliada com o pré-candidato majoritário influenciam diretamente na decisão.

Os pré-candidatos de oposição majoritários, Fabiana Pessoa (PL) esse partido estava no comando da vice-prefeita Rutineide Pereira, agora no comando de Fabiana Pessoa, de acordo com decisão do prefeito de Maceió (JHC).

Tarcizo Freire (Solidariedade) Lindomar Ferreira (PSDB) estão viabilizando a formação das chapas proporcionais.  Um elemento fundamental para a escolha é a montagem da chapa de pré-candidatos a vereador de cada partido, e os cálculos envolvidos para garantir a melhor chance de eleição para uma das 19 vagas na Câmara Municipal. Mas quantos votos são necessários para ser eleito vereador por Arapiraca?

Especialistas em cálculos com base no quociente eleitoral, avaliam que um vereador será eleito se conseguir mais de 1.500 votos. Vereadores com mandato, ex-vereadores e novos pré-candidatos estão em plena campanha no objetivo de garimpar votos no corpo a corpo em todos os eventos sociais de Arapiraca.

Tem até pré-candidato a vereador, fazendo palestras em sala de aulas de escolas da rede estadual e postando fotos nas redes sociais. Se a professora ou diretora do estabelecimento, abriu esse precedente pra um amigo, é válido que abra para os demais pré-candidatos. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..