Córrego na área urbana de Arapiraca está infestado de jacarés

14/03/2024 10:51 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Uma criança foi atacada foi socorrida para o HE do Agreste e está em recuperação

A extensa área de mata nativa em uma área privada na denominada Ladeira do Claudenor, no bairro Ouro Preto, em Arapiraca, vem despertando a atenção das autoridades e especialistas em Meio Ambiente faz é tempo. O local foi a antiga Fazenda Pernambucana, de propriedade da família do líder político, o saudoso, Claudenor Albuquerque Lima.

Segundo levantamento de biólogos, naquele trecho do perímetro urbano, na área pantanosa e poluída do riacho Piauí, vivem mais de 30 jacarés. Segundo os especialistas, nesse período de temperaturas altas, e o momento em que os repteis vão se reproduzir. 

Somado a esse período, já é natural a reprodução dos jacarés, cujas fêmeas colocam de 20 a 30 ovos e uma gestação de 70 a 90 dias, explicou o biólogo.

 

No último sábado (08/03), uma criança de oito anos foi atacada por um jacaré, no momento em que entrou no alagadiço para apanhar uma bola, O menino foi mordido pelo animal e socorrido ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e liberado em seguida com pontos na perna e se recupera em sua casa. A criança ainda está sem se locomover, e carecendo de cuidados diariamente. 

A mãe da criança inclusive, pediu ajuda através de matéria veiculada em um portal local, a criança está impossibilitada de andar, foi atingida no tornozelo e tem que fazer curativos diariamente.

De acordo com a mãe, ela ainda não sabe se o ferimento no tornozelo, vai impactar no mobilidade da criança, a lesão no HE do Agreste levou oito pontos a criança está sendo medicada diariamente com antibióticos e medicação para o alivio das dores. 

Projeto de implantação de Área Ambiental 

 

Existe o projeto do Executivo inclusive com recursos assegurados através de emendas para implantar a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) objetivando qualidade ao Meio Ambiente nas cidades, e têm papel fundamental para a redução dos impactos provocados pela ação do homem na natureza.

A cidade de Arapiraca possui amplos espaços de reflorestamento de espécies nativas, a exemplo da criação do Bosque das Arapiracas, implantação do Viveiro Municipal e ampliação da Área Verde Dom Constantino Lüers na Avenida Deputada Ceci Cunha.

Imagens de satélite, entre os anos de 2011 e 2022, mostram um crescimento da ordem de 60% nas áreas de proteção ambiental no espaço central da cidade, de acordo com dados da prefeitura de Arapiraca.

O projeto de aproximadamente cinco quilômetros de extensão foi concebido para a conservação, preservação e enriquecimento da biodiversidade, além da melhoria da qualidade de vida da população, e já transformam a paisagem urbana na região central, com muitas árvores de várias espécies nativas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..