Projeto de Lei proíbe que escolas obriguem ou punam estudantes e funcionários que não participarem de festejos religiosos ou de outras culturas

11/03/2024 06:00 - Vanessa Alencar
Por Vanessa Alencar
Image

Recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), um projeto de lei que proíbe escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, de exigirem que alunos, professores e funcionários participem de festejos religiosos ou de culturas diversas das duas. 

O PL, de autoria do deputado estadual Mesaque Padilha (União), também veda a concessão de notas avaliativas com base na participação dos alunos nesses eventos. A proposta foi apresentada em junho do ano passado, mas somente agora deve ser levada a Plenário para votação.

Pela matéria, “o professor, funcionário e aluno que optarem por não participar de eventos alusivos a outras religiões ou de diferentes culturas não serão prejudicados com faltas ou punições. Também não será causa de rescisão contratual para professores e funcionários da rede privada de ensino que optarem por não participar dos referidos eventos, nem será considerada infração disciplinar passível perda de cargo a servidor público efetivo ou em estágio probatório”.

Na justificativa, o parlamentar afirma que, embora a Constituição garanta a liberdade religiosa, na prática não é o que acontece. 

“É rotineiro o preconceito destinado àqueles que defendem suas crenças religiosas. E isso não é diferente nas escolas. Uma vez que professores, alunos e funcionários se sentem intimidados a negarem participar de eventos alusivos a outras religiões ou até mesmo a culturas diversas realizadas pelas escolas em todo o país. É também comum exigir que o aluno participe dos festejos religiosos, condicionando sua participação à nota avaliativa. Assim, nosso intuito é dar a liberdade de crença dos alunos que não desejem participar, nem tampouco que sua aprovação dependa de sua participação nos festejos religiosos”, concluiu. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..