"A ponto de entrar em colapso”, afirma deputado Fernando Pereira sobre situação da Adeal

06/03/2024 17:01 - Vanessa Alencar
Por Vanessa Alencar
Image

O deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas) solicitou ao Governo do Estado providências em relação à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal). A fala foi durante a sessão ordinária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Segundo ele, a agência está “completamente sucateada, defasada e a ponto de entrar em colapso”, o que levaria ao fechamento de fronteiras, afetando diretamente o setor produtivo.

Fernando Pereira afirmou que o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa está “completamente atrasado em Alagoas” e pediu à secretária de Agricultura, Carla Dantas, e ao presidente da Adeal, Otávio Tavares, providências para que “o setor produtivo alagoano não entre em colapso”.

O parlamentar também pontuou a carência de pessoal na agência e a necessidade de novo concurso público, lembrando que o último foi realizado em 2007.

O blog entrou em contato com a Adeal, por meio de sua assessoria de Comunicação, que respondeu o seguinte:

"A Adeal informa que, apesar de dificuldades, seu quadro de servidores trabalha  diuturnamente para garantir a sanidade animal e vegetal no estado, atuando na defesa e na inspeção com uma equipe abnegada!

A Adeal esclarece ainda que o plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), elaborado e que segue as diretrizes determinadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuaria, vai até 2026 e Alagoas está dentro do cronograma oficial, junto com a maioria dos estados que compõe o bloco 3 do Nordeste.".

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..