Em reunião, Semdes assume compromisso de participação efetiva no Ciclo de Conversas Periféricas(Sobre)vivências Negras...

03/03/2024 17:25 - Raízes da África
Por redação
Image

A Semdes é a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar , e, é uma das componentes do  Comitê Municipal Intersetorial da Igualdade Racial, da Prefeitura de Maceió.

O  Comitê Municipal Intersetorial de Promoção para a Igualdade Racial, conta com 20 secretarias e órgãos,  foi criado pelo executivo municipal, através da Portaria nº 5.882, de 24 de outubro de 2023 , com  o objetivo de substantivar a implementação das políticas antirracistas, como uma rede colaborativa no entrelaçar, internamente, as múltiplas expertises para o fortalecimento das políticas relacionadas.

O  Ciclo de Conversas Periféricas : (Sobre)vivências Negras e os Desafios da Cidadania diante do Racismo, como ação primeira do Comitê Municipal Intersetorial de Promoção para a Igualdade Racial, Cogiral, Semuc, acontece dia 21 de março, no Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, Cidade Sorriso I, Benedito Bentes II.

Intersecção entre gênero e raça é central na luta por igualdade.

21 de março é dia de luta contra a discriminação racial, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.

Na ocasião, 69 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um confronto com a polícia. Negr@s protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que exigia que portassem uma caderneta que dizia onde poderiam ir ou não. Mais uma lei instituída no período do Apartheid sul-africano, que durou de 1948 a 1994.

O objetivo do Ciclo  de Conversas Periféricas(Sobre)vivências Negras, é , justamente esse refletir, sobre os apartheids contemporâneos, muitos e diversos, a partir de experiências das comunidades de  territórios urbanos das grotas,  favelas, periferias e como se constrói o ideário do “ser negr@,” dentro  das comunidades  invisibilizadas socialmente.  

Segundo Filomena  Menezes, Diretora de Proteção Social Básica, da Semdes: ‘o  secretário Fernando Davino, entende a importância de participação da Semdes no Ciclo de Conversas Periféricas e levaremos a  ação itinerante do Cadastro Único , com o serviço de atualização e inclusão no cadastro único do governo federal. A intenção é levar para as comunidades mais distantes para facilitar o acesso das pessoas aos programas.’

Rosangela Santos, gerente técnica de desenvolvimento e desempenho é representante-titular da Semdes no Comitê da Igualdade Racial  afirma:  "o Ciclo  é um momento privilegiado para que componentes do Comitê possam trocar histórias, coletar memórias, registrar aprendizados, saberes das gentes periféricas, em seus territórios, , e estamos dispostas para aprender.'-  finalizou.

 21 de março é Dia Internacional de Luta Contra o Racismo.

Ubuntu!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..