Arapiraca é praticamente uma cidade onde não existe oposição com vistas a eleição majoritária 2024
Faltando pouco mais de sete meses para eleição majoritária e proporcional em Arapiraca e com apenas até o momento, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) na disputa pela reeleição, existe uma desmotivação na eleição proporcional – vereadores no segundo colégio eleitoral do Estado.
Diante desse fato atípico, o número de partidos políticos, que participam da eleição deve ser reduzido em relação a eleição de 2020, apenas sete partidos políticos devem participar do pleito.
A lista de pré-candidatos a vereador pelo MDB está fechada, formada por vereadores com mandato, ex-vereadores e dois secretários de primeiro escalão da atual gestão, a exemplo de Cida Bento e Vytor Ferro.
O último nome incluído na lista, foi da ex-vereadora e ex-secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, que em 2020 obteve votação superior e dois mil votos, pelo PSDB e ficou na suplência.
Outros partidos com lista de pré-candidatos a vereador com mandato, ex-vereadores e novatos são o PT e o PDT. Ambos aliados com o MDB e o prefeito Luciano Barbosa.
Os partidos Psol, Avante, Podemos e Solidariedade estão fechando suas listas de pré-candidatos proporcionais e até o momento, não definiram um nome com densidade eleitoral e competitivo para a majoritária.