Lei: linguagem neutra está proibida em escolas municipais de Marechal Deodoro

09/02/2024 06:00 - Vanessa Alencar
Por Vanessa Alencar
Image

O uso e o ensino de linguagem neutra estão proibidos nas escolas municipais de Marechal Deodoro, incluindo material didático, documentos escolares e comunicação oficial. Aprovada na Câmara Municipal, a lei foi sancionada pelo prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau.

A sanção foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de quinta-feira (8).

Em seu artigo 2º, a lei esclarece que linguagem neutra se refere “ao uso de pronomes e terminologia que não fazem distinção de gênero, buscando eliminar referências tradicionalmente associadas a gêneros binários, como masculino e feminino”.

A justificativa é que “a proibição visa preservar o uso da língua portuguesa em sua forma tradicional, conforme estabelecido pela gramática normativa, e evitar confusões linguísticas que possam surgir com a introdução de pronomes e terminologia neutros”.

Em Alagoas, a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei - de autoria do deputado Antonio Albuquerque - no mesmo sentido, vedando a utilização da linguagem neutra nas escolas da rede pública e privada de todo o estado.

A matéria foi vetada integralmente pelo Governo do Estado e o veto está entre os que serão votados na Casa, no retorno dos trabalhos no Plenário, depois do Carnaval. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..