Atualizada às 20h10 para incluir a nota do KFC Brasil
Oito funcionários da loja da franquia de fast-food Kentucky Fried Chicken – KFC, localizada em um shopping do bairro de Mangabeiras, em Maceió, foram hospitalizados após consumirem alimentos estragados dentro do estabelecimento. A denúncia foi feita ao CadaMinuto pelo advogado Frederico Félix Barbosa, que representa os trabalhadores.
Ele contou nesta quarta-feira, 17, que entre os dias 11 e 12 de janeiro, oito funcionários foram hospitalizados com enjoos, vômitos e moleza. “Na unidade de saúde foram realizados exames e ficou constatado que haviam consumido alimentos infectados por fezes de rato e salmonela do frango”, comentou o advogado.
Frederico Félix relata que “os alimentos consumidos pelos servidores são os mesmos que são comercializados para os clientes”.
Nas imagens enviadas à redação do CadaMinuto é possível observar pães roídos, molhos e outros produtos vencidos, baratas na bancada de trabalho e um ambiente supostamente inadequado para o trato de alimentos.
Félix ressaltou ainda que, além de possuir um quadro de funcionários que não suporta o volume de trabalho (tinham 08 funcionários, quando o número correto seriam 20), foi identificada a ausência de concessão de EPI, ausência de cadeira para os funcionários sentarem entre outros.
A gerência da KFC “foi informada quanto à existência de sujeira, datas vencidas e alimentos supostamente impróprios”, afirmou o advogado acrescentando que, mesmo assim “não foi tomada nenhuma medida para a correção, apenas após a internação dos funcionários que a responsável informou que nada seria encontrado quando houvesse fiscalização da Vigilância Sanitária”.
Diante do ocorrido, os trabalhadores formalizaram denúncia junto à Vigilância Sanitária e Ministério Público do Trabalho.
A reportagem entrou em contato por WhatsApp com a gerente da loja, porém até a publicação da matéria não obteve retorno.
Já a Central de Atendimento para Informações do shopping onde a loja funciona revelou que o estabelecimento se encontra fechado “com um cartaz afixado na frente informando que está ‘em manutenção’”.
Em nota enviada ao CadaMinuto, o KFC Brasil aformou que segue rigorosamente as recomendações da Visa e dos órgãos competentes. Ainda conforme a empresa, a loja em questão foi fechada “imediatamente” para que o caso seja investigado e que não recebeu nenhuma notificação apontando irregularidades.
Leia a nota na íntegra
"O KFC Brasil afirma que segue rigorosamente todas as recomendações da vigilância sanitária e dos órgãos competentes. Logo que tomou conhecimento do fato ocorrido na unidade localizada em shopping do bairro de Mangabeiras, em Maceió (AL), o KFC Brasil fechou imediatamente a loja para investigar o caso. Até o momento, a unidade não recebeu nenhuma notificação da vigilância sanitária e outros órgãos responsáveis apontando qualquer irregularidade. A empresa ressalta, ainda, que todos os restaurantes da rede passam por auditorias constantes, sendo as duas últimas realizadas na loja em questão em 04/01/2024 e 17/01/2024, em parceria com uma empresa dedicada ao controle integrado de pragas. A rede reafirma o seu compromisso com a qualidade dos produtos e a segurança dos seus processos e permanece à disposição das autoridades competentes."