Faltando pouco mais de nove meses para eleição majoritária e proporcional 2024, que vai ocorrer no primeiro domingo de outubro dia 06, dois grupos políticos ainda de forma tímida dão sinais que pretendem enfrentar o prefeito Luciano Barbosa no seu projeto político de reeleição. 

De acordo com matéria veiculada no portal Sete Segundos, o ex-deputado estadual Freire, iniciou articulações com lideranças locais e consulta as bases sobre sua possível pré-candidatura.  Nesse objetivo, iniciou a estruturar de campanha, realizando contatos com empresas de marketing eleitoral.

Sem mandato, não será tarefa fácil. A pedra no caminho, sua atual legenda, o PP, uma vez que o líder do partido em Alagoas, o deputado federal Arthur Lira, compõe com o prefeito Luciano Barbosa (MDB).

Se manter sua pré-candidatura, Freire terá que estruturar uma chapa de vereadores, que ofereça densidade à sua campanha e ainda consiga reeleger o seu filho, vereador Túlio Freire. O parlamentar está de saída do PP, podendo ingressar no PSB.

O partido Solidariedade é a outra agremiação política que teria pretensão de apresentar pré-candidato majoritário em Arapiraca de acordo com o presidente estadual do partido o advogado Adeilson Bezerra que se reuniu com pré-candidatos proporcionais de Arapiraca na capital do Estado.

O possível postulante ao cargo majoritário, seria o presidente do diretório municipal do Solidariedade em Arapiraca, Lindomar Ferreira que ocupa o cargo desde o início da gestão de Luciano Barbosa, de coordenador municipal da Defesa Civil. Naturalmente não tem independência própria para o embate.  Quanto aos candidatos proporcionais do Solidariedade – vereadores, apenas um tem razoável capital eleitoral.