Programa de Eficiência Energética da Equatorial encerra ano de 2023 com mais de 160 mil lâmpadas trocadas e quase 800 geladeiras substituídas

16/01/2024 11:38 - Notícias
Por redação
Image

Com a missão de levar até as famílias em vulnerabilidade socioeconômica uma oportunidade de reduzir o desperdício de energia decorrente do uso de equipamentos ineficientes e, assim, readequar a parcela do orçamento destinada à conta de luz, a Equatorial Alagoas encerrou o ano de 2023 com mais de 160 mil lâmpadas trocadas e quase 800 geladeiras obsoletas substituídas por meio do E+Comunidade e E+Geladeira Nova, iniciativas que integram o Programa de Eficiência Energética da Distribuidora, e que são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Os projetos, que percorrem diversos municípios alagoanos, promovem a troca de lâmpadas e refrigeradores ineficientes por outros mais modernos e econômicos, o que reduz não apenas o consumo de energia, como também promove a sustentabilidade.  

“A troca de lâmpadas é uma maneira simples e acessível de melhorar a eficiência energética em residências, empresas e espaços públicos. Ao substituir as lâmpadas antigas por modelos de alta eficiência de LED, é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica e além disso, as luminárias não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e ainda podem ser recicladas”, explica o gerente de relacionamento com o cliente Carlos Morais.

As ações realizadas contemplam clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que estão adimplentes com a conta de luz e que possuem equipamentos (geladeiras e lâmpadas) antigos e em funcionamento para serem substituídos. Cada cliente teve a oportunidade de trocar até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED. Já a troca de geladeiras ocorreu por meio de sorteios realizados durante os mutirões promovidos pela Distribuidora na capital e no interior. 

Carlos destaca que os projetos sempre são bem recebidos pela população o que reforça os valores relevantes para a concessionária como a sustentabilidade e a responsabilidade social.

“Nossas ações não param e, neste ano de 2024, iremos realizar diversos outros projetos visando sempre o bem-estar da sociedade com a oferta de serviços que auxiliem na redução do desperdício de energia e consequente redução no valor da conta. Vamos continuar percorrendo os municípios, pois sabemos que iniciativas como essas fazem toda a diferença na vida dos nossos clientes, além disso, há também o alívio de carga no sistema elétrico, já que os aparelhos e equipamentos novos consomem menos energia, trazendo benefícios para todos nós”, destacou o gerente.

Compromisso ambiental

O conceito de logística reversa, ou logística inversa, se refere ao conjunto de procedimentos que visa o reaproveitamento ou descarte ecológico de materiais diversos como plásticos, vidros e componentes eletrônicos.

Edmilson Santos, Engenheiro de Estudos e Planejamento do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, afirma que a logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular, já que, durante o retorno do resíduo para o ciclo produtivo, o material recolhido se torna matéria-prima para novos produtos.

“Com essa iniciativa, a distribuidora cumpre o seu papel social e ambiental, afinal, muitos dos componentes presentes nos equipamentos têm elevado potencial de poluição. Vale lembrar que os resíduos passíveis de reutilização, reciclagem ou reaproveitamento não devem ser depositados em aterros ou lixões, pois essa atividade pode acarretar problemas ambientais, como contaminação do solo e lençóis freáticos, bem como poluição atmosférica, além de doenças”, ressalta o profissional.

A Equatorial Alagoas destaca, também, que a implantação do sistema de logística reversa vai de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, mudança do clima, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..