Prefeito Luciano Barbosa até o momento, não tem nenhum concorrente competitivo na eleição majoritária
Partidos políticos e federações, estão se organizando para a disputa proporcional de vereadores de Arapiraca, em 2024. Nos bastidores do cenário ´político da cidade mais importante do interior do Estado, apontam, que existem 13 frentes partidárias se movimentado para a disputa que será de muitos pré-candidatos com densidade eleitoral.
Alguns cenários que estão sendo formatados, na política local, o
MDB partido no qual terá como candidato a majoritária o atual prefeito Luciano Barbosa, sem concorrente competitivo até o momento. Já com relação a chapa proporcional, já estaria completa de pré-candidatos a vereadores.
No Progressistas (PP) Partido do atual presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, deverá ter em sua chapa, ao menos cinco vereadores de mandato, e vem tentando montar os demais nomes competitivos. Entre eles está o vereador Túlio Freire na disputa pela reeleição.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) Partido do atual vice-governador Ronaldo Lessa, está com seu diretório municipal atuante em Arapiraca, deverá ser composto com quatro vereadores de mandato, e também está tentando articular os demais nomes na chapa proporcional.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) estaria com quatro a cinco vereadores de mandato, e busca nomes para à composição de sua chapa.
A Federação PT-PV-PCdoB, vem se articulando e deverá montar, em razão de ser o partido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e ter seus seguidores e apoiadores, além de haver uma notória possibilidade de um vereador de mandato, encabeçar a chapa como puxador de votos;
O PSOL que tem como presidente do diretório o líder comunitário Odilon Tenório, como partido de esquerda, vem há meses se articulando na formação de sua chapa proporcional e deve apresentar os nomes a partir de janeiro de 2024.
O Solidariedade, presidido no Estado pelo advogado Adeilson Bezerra, vem surgindo como uma novidade no meio das formações de chapa proporcional. O diretório em Arapiraca é presidido pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Lindomar Ferreira e até o momento não tem pré-candidato majoritário.
O Avante- vem com um grupo de suplentes de vereadores há meses se articulando para sua formação e também apresentará chapa proporcional,
O PRTB- segundo o seu presidente municipal, Cicero Conceição, seu elenco já está completo, no aguardo da hora certa das Convenções para então, apresentar sua chapa proporcional.
O Republicanos- mesmo que de forma silenciosa, nos bastidores existe a informação da formação de uma chapa competitiva, capitaneada por seu líder no Estado, o deputado Estadual Antônio Albuquerque.
O PODEMOS liderado no Estado pelo Senador Rodrigo Cunha, vem trabalhando novos horizontes e também apresentará sua chapa proporcional em 2024 em Arapiraca um dos nomes que pode integrar a chapa proporcional é do ex-deputado Ismael Pereira.
O Partido das Mulheres do Brasil (PMB) também vem trabalhando na construção de uma chapa proporcional de vereadores.
O Partido Liberal (PL) há rumores nos bastidores que apontam que o partido de Direita, já conta com uma turma de pré-candidatos à vereadores, que de forma cautelosa, vem marcando território, para formação de sua chapa de vereadores.