Os partidos políticos MDB, PT e PP estão em robusta articulação objetivando o fortalecimento político e maior espaço na eleição majoritária e proporcional no segundo colégio eleitoral do Estado a cidade de Arapiraca. 

As articulações nesse sentido, estão sendo conduzidas nos bastidores pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB) que vai para a disputa do seu quarto mandato à frente do executivo da terra de Manoel André. 

No momento, estão sendo articuladas as chapas proporcionais, que de acordo com a legislação eleitoral, cada partido deve apresentar 20 nomes para vereador sendo 30% de mulheres. 

O MDB já está com essa chapa praticamente fechada, com nomes de vereadores da base de apoio ao prefeito Luciano Barbosa, secretários municipais e suplentes que conseguiram expressiva votação nas eleições 2020, a exemplo de Aurélia Fernandes, Vytor Ferro, Cida Bento, Sargento Brás dentre outros nomes. 

O Partido Progressista (PP) que tem como presidente do diretório municipal, o vereador Adriano Targino e tem como nome expressivo em Arapiraca o deputado federal Daniel Barbosa, está organizando sua chapa proporcional e deve ser fechada até o mês de abril, quando alguns vereadores com mandato podem mudar de agremiação política através da “janela partidária”.

No partido, deve permanecer o vereador Túlio Freire, que vai disputar a reeleição. Freire, chegou a anunciar trocar o PT pelo PSB, no entanto, se p PP for mais favorável para sua reeleição deve permanecer. 

PT poderá indicar vice de Luciano Barbosa 

O Partido dos Trabalhadores (PT) não deve apresentar pré-candidato majoritário em Arapiraca, no entanto, deve buscar seu fortalecimento e maior espaço na cidade mais importante do interior do Estado. 

O partido tem como presidente do diretório, Joãozinho Braúna, e tem espaço na gestão de Barbosa, com Genivaldo Oliveira na secretaria municipal de Desenvolvimento Agrário, indicado pelo deputado federal Paulão (PT).  

O PT poderá buscar um espaço mais robusto em Arapiraca em 2024, indicando o pré-candidato a vice-prefeito, que poderá ser o nome do atual secretário de Desenvolvimento Agrário, Genivaldo Oliveira. Se o titular da pasta, se afastar em abril de 2024, essa possibilidade será confirmada. 

Já foi veiculada a possibilidade do vice-prefeito ser o atual presidente do diretório municipal do partido e atual secretário de Governo, Yale Fernandes. Caso ocorra essa indicação, seria uma chapa “puro sangue” e não agregaria uma composição política mais forte. 

O nome da atual vice-prefeita. Rutineide Pereira, irmã do deputado estadual Ricardo Nezinho, no projeto de reeleição do prefeito Luciano Barbosa, estaria descartada em razão da sua filiação ao Partido Liberal (PL).  O PL é atualmente partido de oposição ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

Já foi anunciado na imprensa nacional, que o presidente está com viagem agendada a Alagoas ainda este ano após o grave problema de afundamento do bairro Mutange, em razão da exploração do Salgema pela empresa Braskem.