Em audiência de conciliação realizada no Complexo de Justiça Especializada de Arapiraca nesta quarta-feira (29), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou para a Justiça de Alagoas que deseja comprar parte da Fazenda Balança, localizada em Girau do Ponciano e Traipu. O objetivo é criar um assentamento para os agricultores que vivem na propriedade rural há mais de 20 anos.
Representantes do Incra Nacional e de Alagoas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos trabalhadores rurais participaram da audiência.
O proprietário da fazenda, Antônio Monteiro, concordou com a negociação e deve apresentar uma proposta de venda de uma área de pelo menos 300 hectares até a próxima segunda (4).
“Todo acordo é bem-vindo e acho que esse nosso já passou do tempo. Eu vim aqui em atenção à Justiça, a quem eu tenho respeito, mas acho muito difícil a gente, no final, chegar a um denominador comum sobre reintegração de posse. Fiquei de apresentar uma proposta sobre se vai ser possível ceder uma área e quanto será o valor”, disse Antônio.
De acordo com o coordenador geral de Implantação do Incra Nacional, André Luiz Bonfim Ferreira, a expectativa é positiva em relação ao acordo.
“Nós vamos aguardar essa oferta do proprietário, na próxima segunda-feira, para que, ainda neste ano, possamos deslocar uma equipe para fazer esse trabalho de avaliação e, dentro de 30 ou 40 dias, vamos voltar e apresentar esses valores apurados em campo, para que possamos fazer a aquisição desse imóvel, criando mais um assentamento de reforma agrária no estado de Alagoas”, disse.
Caso a área se torne um assentamento da reforma agrária, os moradores poderão ter acesso a benefícios como concessão de crédito.