Pela primeira vez, letramento racial foi tema do Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Adoção

28/11/2023 22:17 - Raízes da África
Por redação
Image

O Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Adoção realizado  pela 28º Vara Cível da Capital Infância/Juventude reuniu, nessa terça-feira, 28, no Auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (ESMAL) diversos postulantes à adoção.

Tinha gente diversa e diversificada. Famílias múltiplas, em todas suas peculiaridades.

Ao lado da  Kyvia Pereira , Jussara Pacheco , Priscilla Azevedo, Laura, Larisse Mitos,  Ticiane Lea  dividimos o palco para falar sobre adoção, motivações, expectativas, troca de ideias e  racismo.

Esta ativista, coordenadora da Igualdade Racial, da Semuc, Prefeitura de Maceió foi convidada pela Priscilla  da equipe multidisciplinar  da 28º Vara Cível  para  discorrer sobre Letramento racial e valorização das origens da criança/adolescente.

-É a primeira vez que incluímos  o tema no Curso Preparatório  e pensamos logo, em você, Arísia , disse ela.

Convite aceito,  conversamos com  um público expectante  sobre a necessidade de quebrar os silêncios sociais  em relação à pauta racial no paralelo com a nova construção parental.

É  preciso amplificar o discurso, desvendar conhecimentos, o aprendizado das diferenças é a forma mais genuína do amor, uma evolução mútua, de signos ressignificados.

Famílias empáticas tem o poder da cura.

Falar em racismo, ainda, causa incômodos, desconfianças, interpretações equivocadas, colonizadas, discordantes, como o tal racismo reverso, mas, em tempos cinzas de direitos o assunto se faz infatigável, principalmente quando se adota crianças negras.

Segundo a juíza Fátima Pirauá: ' o curso é uma capacitação necessária. O ser pai e mãe é função que pede acolhimento dos aprendizados, e a adoção é a oportunidade de exercitar uma nova forma  responsável de amar."-complementa.

Pela primeira vez, letramento racial  foi tema do Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Adoção

Foi um bom encontro, e a Prefeitura de Maceió se coloca à disposição para novas conversas,

Agradecimento à Melina e ao Luciano, profissionais  da equipe Semuc, que contribuíram com a ação.

E Maceió é Massa Sem Racismo!

Obrigada!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..