Decisão sobre Sisu 2024 provoca mal-estar entre a comunidade acadêmica do Ifal

17/11/2023 06:30 - Vanessa Alencar
Por Vanessa Alencar
Image

Uma decisão do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem causado mal-estar internamente: o fim da utilização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como processo seletivo para ingresso nos cursos superiores da instituição, no primeiro semestre de 2024.

No entanto, como o Colégio de Dirigentes é um órgão consultivo e não deliberativo, a decisão final sobre o assunto precisa ser aprovada em outras instâncias, como o Conselho Superior (Consup) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Conforme informado ao blog, a resolução - em setembro deste ano - foi marcada pela “falta de debate e ausência de diálogo e sem consulta prévia à comunidade acadêmica, gerando críticas e incertezas”. 

Representantes da comunidade acadêmica dizem aguardar a manifestação das instâncias regulamentadoras do Instituto Federal e pedem que a decisão final seja tomada “de forma democrática e transparente, assegurando a qualidade e a efetividade do método de seleção adotado pelo Ifal, após planejamento criterioso, com consulta ampla e considerando as perspectivas dos estudantes e demais envolvidos.".

Ainda segundo informações trazidas ao blog, caso se concretize, a suspensão do Sisu para o próximo semestre (2024.1) traz outras implicações, como o tempo disponível para implantação de um novo modelo de seleção.

Por meio de sua assessoria de Comunicação, o Ifal informou que o Instituto ainda está discutindo a adesão ao não para o Sisu 2024, lembrando que a participação de IES (Instituições de Ensino Superior) no Sisu se dá por meio de adesão, que pode ser realizada semestralmente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..