“O que vale na vida não é o ponto de partida  e sim a caminhada.Caminhando e semeando, no fim, terão o que colher”.

- Cora Coralina

 

 Discorrer sobre as qualidades de Dona Ancila Pereirade Melo é extremamente difícil, pois, podemos omitir algo relevante.

Ainda jovem foi estudar no Colégio Santíssimo Sacramento em Maceió, como prêmio da sua tia/mãe Julia Pereira (irmã de sua mãe biológica Maria Pereira Gonzaga).Retornando para Arapiraca foi contratada pelo então prefeito, Genésio Rodrigues da Silva para exercer o cargo de Secretária de Gabinete do Chefe do Poder Executivo Municipal, isso nos anos de 1940/1941.

Nesse período, conheceu um elegante jovem de nome José Lúcio de Melo, namorou, noivou vindo a matrimoniar-se em 1942.

Seu esposo era um esforçado comerciário que teve uma vertiginosa ascensão e por seu desempenho galgou acondição de gerente da mais importante casa comercial dacidade onde tempos depois, decidiu pedir demissão para instalar um pequeno negócio o que fez com suas economias e da verba indenizatória pelos anos de serviços naquele estabelecimento.

Dona Ancila, após seu casamento engajou-se plenamente na vida do esposo vindo ajudá-lo nas tarefas de político e comerciante respeitado na cidade e região.

Assumindo a gestão de uma loja de tecidos finos pertencente ao casal, loja essa localizada na Praça Gabino Besouro, (Praça Deputado Marques da Silva) enquanto seu esposo também começava a comercialização de produtos farmacêuticos (Farmácia São José, depois Drogaria SãoJosé) localizada também à Praça Gabino Besouro (Praça Deputado Marques da Silva); essas atividades comerciais eram exercidas concomitantemente com a política partidária onde veio eleger-se por 4 vezes Vereador e 3vezes Deputado Estadual em mandatos consecutivos e ininterruptos. Durante essas atividades foram nascendo os filhos cuja ordem sequencial é: José Laelson, Lêda Lúcia,Carlos Alberto, Girleide, Ronaldo Pereira, Quitéria Maria, Flávio Ruy, Paulo Sérgio e Fernando Jorge.

Um triste e lamentável episódio marcou a loja de tecidos finos, a filha menor, Quitéria Maria, foi acometida de um mal súbito, vindo a falecer no próprio estabelecimento comercial.

Desnecessário dizer como foi difícil para aquela jovem senhora superar o triste e lamentável acontecimento.

Daí então, com garra e determinação veio engajar-se em definitivo nas atividades de comerciante e político do esposo, ajudando-o nas recepções em seu lar que as vezes se confundia como um autêntico comitê político onde eram servidos lanches, cafés e até almoços principalmente às segundas feiras (dia de feira livre em Arapiraca),quando então recebia compadres, parentes, amigos e correligionários que ali se encontravam.

Essas atividades de apoio não se limitavam ao seu lar, também eram exercidas nas peregrinações pelos sítios, fazendas, ou seja, por toda zona rural do município de Arapiraca nos contatos diretos com aquelas comunidades.

Dessas bem sucedidas incumbências veio o honroso convite para dirigir a Legião Brasileira de Assistência- LBA Arapiraca/AL, de forma voluntária, obviamente sem receber qualquer remuneração financeira.

Alguns anos depois de tantas lutas e vitórias eleitorais, veio o pior momento de sua vida, o falecimento prematuro de seu parceiro de todas as horas José Lúcio de Melo que partiu deixando além de infinitas saudades, as responsabilidades de chefiar/conduzir a sua prole.

Sem titubear Dona Ancila assumiu com galhardia essa missão e o fez com a sua personalidade forte, herança de sua mãe Maria Pereira Gonzaga e ao mesmo tempo com doçura inenarrável, o que encantava a todos.

Como um de seus nove filhos, posso asseverar que ela conseguiu com méritos cumprir sua missão.

O dia de hoje é aparentemente como outro qualquer, mas para nós, respiramos o seu perfume com toda suavidade, característica marcante de sua existência.

Por incrível que possa parecer louvamos os cinco anos de sua partida (21/10/2018), os 105 de seu nascimento (30/10/1918) e os 99 anos da Emancipação Política de Arapiraca, nossa cidade natal.

Por sua habilidade e vivência exemplar não é exagero afirmar que Dona Ancila é um modelo de dignidade a serseguido.

 

 

Autor: Ronaldo Melo

30/10/2023