Partido conta com a grande maioria dos vereadores com mandato além de suplentes e secretários municipais
A chapa proporcional do pré-candidatos a vereador por Arapiraca nas eleições 2024 é a mais competitiva e com perspectiva de eleger maior número de representantes para o Legislativo. Em 2020, o MDB elegeu cinco, dos 19 vereadores.
Em 2024, a previsão dos analistas políticos é mais otimista, preveem eleger entre sete e oito representantes. A grande maioria dos vereadores com mandato e que integram a base de sustentação política do prefeito Luciano Barbosa estão no grupo já fechado do MDB.
Além dos vereadores com mandato, o partido conta com pré-candidatos com densidade eleitoral, a exemplo dos secretários municipais Vytor Ferro e Cida Bento além da ex-vereadora Aurélia Fernandes a irmã do então vereador Fábio Henrique que vai para a disputa.
Cinco vereadores que não formavam na base de apoio ao prefeito Luciano Barbosa ingressaram no PSB, são eles; Thiago ML, ex-presidente da Câmara de Arapiraca, Túlio Freire, Dr. Fábio, Pablo Fênix e Márcio Marques.
A maioria dos vereadores arapiraquenses estão organizados com os partidos que vão disputar a reeleição, com exceção de Vicente do Remédio e Zé Carlinhos que terão que buscar um partido para enfrentar a reeleição em 2024.
Essa tarefa não será nada fácil uma vez que os partidos menos expressivos, não querem vereadores com mandato.