Com o objetivo de ajudar na renegociação de dívidas da população e na redução do endividamento do país, o Programa Desenrola Brasil abre, nesta segunda-feira (25), a etapa em que os credores poderão dar lances de maiores descontos que serão aplicados no último passo, o de renegociação de dívidas.
Para entender o impacto do programa em Alagoas, o Cada Minuto ouviu o economista e consultor de negócios Lucas Sorgato, que destaca a particularidade negativa do estado. “Alagoas tem uma população muito endividada, proporcionalmente, e a renda alagoana é uma das menores da nação”, avalia.
Sorgato enfatiza que, para os alagoanos, o critério principal é a viabilidade financeira: "O principal critério para o alagoano é analisar se essa renegociação vai caber na conta dele, no dia a dia dele, no seu fluxo de caixa, ou seja, se dentro do seu salário, dos seus rendimentos, ele vai conseguir de fato pagar esses valores".
Sorgato acredita que a renegociação de dívidas é uma oportunidade para que o consumidor limpe o nome e possa abrir novamente linhas de crédito, “que podem ser utilizadas inclusive para compras de final de ano, aproveitando uma Black Friday, o Natal”.
Porém, ele alerta para os desafios que as empresas enfrentarão ao conceder descontos, uma vez que o desconto médio previsto é de aproximadamente 58%. Além disso, a segunda fase do programa atende apenas pessoas endividadas até R$ 5 mil, deixando de fora aqueles com dívidas maiores.
Quanto aos setores beneficiados, Sorgato prevê que "os setores que devem se beneficiar provavelmente ficam no comércio e serviços", principalmente devido à liberação de orçamento para o consumo.
Ele encerra destacando que esta segunda fase do programa tem o potencial de renegociar um volume impressionante de R$ 79 bilhões em dívidas, o que gera "uma expectativa muito positiva" para a economia brasileira, especialmente ao permitir que a população volte a consumir e investir em necessidades duradouras.
Como participar?
De acordo com a Portaria Normativa MF nº 634/23, os devedores que tiverem suas dívidas contempladas no leilão, poderão acessar o Desenrola Brasil mediante cadastro e acesso ao site: GOV.BR.
Passo a passo para participar do Desenrola: acesse www.gov.br, clique em “entrar com o gov.br” e preencha o número do CPF para criar ou alterar a sua conta.
A participação dos Agentes Financeiros e dos credores se dará mediante o preenchimento de informações e assinatura dos respectivos termos de adesão diretamente na Plataforma do Programa (em desenvolvimento). No caso dos Agentes Financeiros, será necessário habilitar-se também junto ao FGO.
A negociação do programa também poderão ser realizadas diretamente com as instituições financeiras participantes ou nos canais indicados pelos agentes financeiros, como o Serasa Limpa Nome.
*Estagiária sob supervisão