O governo federal deve lançar ainda hoje o programa Gás para Todos, que substitui o antigo Auxílio Gás. A iniciativa prevê a entrega de botijões de gás de 13 kg para famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo, com o objetivo de alcançar 17 milhões de domicílios até dezembro de 2027.

O programa vai garantir seis botijões por ano para famílias com três ou mais integrantes, e quatro botijões anuais para aquelas com até duas pessoas. Atualmente, o benefício é pago em dinheiro como um valor adicional ao Bolsa Família, na média de R$ 108 — preço aproximado do botijão em todo o país.

Para ter direito ao benefício, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e que a renda mensal não ultrapasse R$ 759, correspondente a meio salário mínimo.

Uma mudança importante no modelo de pagamento é que, agora, o recurso será transferido diretamente para as revendas cadastradas no programa, que farão a entrega dos botijões às famílias beneficiadas. Diferentemente do sistema anterior, em que o dinheiro era depositado na conta dos beneficiários para que eles mesmos comprassem o gás, o novo formato busca garantir mais segurança e evitar fraudes.