Neste ano, o Dia dos Pais deve injetar, na economia de Maceió, R$ 30,3 milhões. O valor representa uma redução de 25,5% em seis anos, já que em 2019 o valor estimado foi de R$ 40,7 milhões; e de 8,7% comparada às pesquisas de 2021 e 2022 (último ano que o levantamento foi feito). 

Realizada nos dias 26 e 27 de julho, a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto Fecomércio AL, aponta que 64% dos consumidores pretendem presentear no segundo domingo de agosto. 

O tíquete médio para a compra destes presentes será de R$ 108,46; uma queda de 23,35% frente aos R$ 141,51 projetados em 2022. Em relação às comemorações, o tíquete médio estimado será de R$ 95,65 – redução de 32,89% frente aos R$ 142,53 de 2022. Neste contexto, o Dia dos Pais movimentará R$ 17,5 milhões em presentes e R$ 12,8 milhões em comemorações.

Para o Instituto, essa retração está associada a fatores econômicos e comportamentais, entre os quais se destaca, de forma indireta, o impacto do período de entressafra da cana-de-açúcar em Alagoas, que ocorre entre maio e setembro. Isto porque o setor sucroalcooleiro é o principal gerador de empregos temporários e de renda em diversas regiões do estado e o intervalo de sua atividade gera menor circulação de recursos, principalmente no interior.

Embora Maceió concentre boa parte do comércio formal, o enfraquecimento da demanda em municípios do interior afeta indiretamente a capital, contribuindo para o desaquecimento das vendas nesse período, o qual se insere o Dia dos Pais. Além disso, o alto nível de endividamento das famílias, a inflação persistente e a consequente queda do poder de compra têm levado os consumidores a priorizar gastos essenciais e a reduzir o consumo em datas sazonais.

Outro ponto que influencia a queda no volume a ser injetado pela data é cultural: os presentes tradicionalmente ofertados no Dia dos Pais, como roupas, calçados e acessórios, possuem, em geral, menor valor agregado quando comparados aos presentes do Dia das Mães, que costumam envolver itens de maior custo, a exemplo dos eletrodomésticos, eletrônicos ou produtos de beleza. Observa-se, também, uma mudança de comportamento do consumidor, com aumento na valorização de gestos simbólicos e celebrações em casa, contribuindo para a redução dos tíquetes médios tanto nas compras quanto nos gastos com restaurantes e serviços.

*Com Fecomércio