Considerado uma força viva do futebol de Alagoas na cidade mais importante do interior do Estado a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) completa nesta segunda feira (25) 71 anos de existência. No ano de 1971, Arapiraca tinha como prefeito o Dr. Coaracy da Mata Fonseca, que atualmente dar nome a maior praça de esportes do interior de Alagoas.
Nessa época, o município começava a dar início a uma fase de desenvolvimento sendo admirada em toda a região Nordeste em razão da pujança da cultura fumageira. Sua feira semanal, começava a ser destacada como uma das maiores do Estado e do Nordeste ocupando grande número de ruas do centro da cidade.
A empresa Camilo Collier, estava construindo o trecho rodoviário que liga Arapiraca a cidade ribeirinha de Porto Real do Colégio. Existia uma grande expectativa positiva da população com o advento da estrada de ferro. A construção da ferrovia exigia a mão de obra de muitos homens que buscavam algum meio de diversão nos finais de semana.
Naturalmente o futebol estava em primeiro lugar, e a pedido dos trabalhadores a empresa decidiu construir um campo de futebol. Foi formado o time que obteve o sugestivo nome de Ferroviário nas cores preto e branco.
Com o time formado, as tardes de domingo em Arapiraca passaram a serem mais movimentadas, os moradores naquela época tinham um lugar certo nas terdes de domingo o campo empoeirado da estação ferroviária.
Um ano depois em 1972, os arapiraquenses já estavam acostumados a assistir as partidas de futebol no campo do Ferroviário sempre lotado pelos torcedores e apaixonados pelo futebol. O saudoso padre Luiz Ferreira, era uma grande atração nos treinos do Ferroviário comentando e orientando sempre os jogadores. “Depois da religião minha paixão é o futebol, destacava o religioso.
A construção da estrada de ferro foi concluída, a empresa Camilo Collier foi embora provocando um vazio na cidade. Em agosto de 1952, os comerciantes arapiraquenses liderados por Antônio Pereira Rocha conversavam no Praça Marques da Silva.
Presentes alguns funcionários públicos, entre eles; Francisco Pinheiro Tavares, (Tavarinho ) Dr. Nelson Rodrigues, Manoel Brasil, Higino Vital, Eraldo Matos, Wilson Lins, Nilton Macedo e Walter Porto e começaram a pensar na fundação de um time de futebol de Arapiraca surgindo a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), com camisas nas cores preto e branco e com listas em vertical. Anos mais tarde, o artista plástico Ismael Pereira criou a brasão do alvinegro arapiraquense.
- Este texto é parte integrante do livro Arapiraca Centenária - Ontem e Hoje, que será lançado no próximo ano, de autoria deste blogueiro e um lançamento da editora Edyfica.