Em 2020 sete candidatos concorreram ao pleito que elegeu Luciano Barbosa pela terceira vez

A eleição majoritária 2024 em Arapiraca, terá um cenário totalmente oposto da eleição 2020, com sete candidatos disputando a prefeitura da cidade mais importante do interior do Estado, na época comandada pela então prefeita Fabiana Pessoa, que substituiu Rogério Teófilo que faleceu. 

Concorreram a eleição em 2020, Luciano Barbosa (MDB) que teve que enfrentar uma verdadeira batalha jurídica dentro do próprio partido que acabou conseguindo sua primeira vitória em uma votação apertada no Supremo Tribunal Federal (STF). Após a decisão, ganhou alma nova e consegui votação expressiva de 59.249 votos, superando os demais concorrentes.

Concorreram a eleição em 2020, além de Barbosa, Lindomar Ferreira, Fabiana Pessoa, o advogado Hector Martins, a então vereadora Gilvânia Barros e o então deputado estadual Tarcizo Freire. Neste cenário de 2023, apenas Luciano Barbosa segue disputando a reeleição, até o momento, sem concorrente. 

Tarcizo Freire (PP) não deve disputar a majoritária em 2024, e deve focar na reeleição do filho, Túlio Freire para o Legislativo. O PP está no comando do deputado federal Arthur Lira e em Arapiraca de Luciano Barbosa e do deputado federal Daniel Barbosa. 

Existe uma expectativa da participação de Lindomar Ferreira no enfrentamento com Luciano Barbosa em 2024. Atualmente, Lindomar integra a gestão de Luciano Barbosa na função de coordenador da Defesa Civil. Experiente, ganhou visibilidade no cargo nos momentos de inverno intenso e no momento que Arapiraca foi alvo dos tremores de terra.

Seu trabalho nesses dois momentos, ganhou visibilidade na mídia local e estadual com resultados positivos para a gestão de Luciano Barbosa. Atualmente no comando do diretório municipal do Solidariedade, sua participação na eleição majoritária de 2024 em Arapiraca é observada com expectativa se na eleição majoritária ou mesmo proporcional.