A grande maioria dos partidos políticos em Arapiraca estão no grupo situacionista comandado pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB). Após a sanção da mini reforma partidária pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão início as formações das chapas proporcionais nas federações partidárias e partidos de maior expressão política.  

Com 65% do eleitorado em Arapiraca no momento, na esquerda, apenas um partido político deve formar na oposição. Podemos que está no comando de Carlos André e está na base da situação, e o Pros que foi absorvido pelo Solidariedade  e estava no comando do partido, Thiago ML deve mudar de partido em abril de 2024. 

Quanto ao Solidariedade, que tem como presidente do diretório em Arapiraca, Lindomar Ferreira, e no Estado com o advogado Adeilson Bezerra, até o momento, é dúvida que rumo vai tomar até 2024.

A expectativa em Arapiraca é quanto a prováveis mudanças de partido dentro do grupo situacionista a partir de abril de 2024, quando o PDT, comandado em nível de Estado pelo vice-governador Ronaldo Lessa, tenciona em marcar espaço político em Arapiraca a partir de 2024.