Maior obra literária jurídica produzida em Alagoas está completando seis anos de lançada. Os Desbravadores do Amanhã - reúne dados bibliográficos dos vinte maiores pensadores do universo jurídico brasileiro nascidos em solo alagoano.  Em suas quase 700 páginas; o jurista e escritor José Ysnaldo Alves Paulo sintetiza com maestria a vida dessas personalidades cujo pensamento norteia decisões em todas as esferas do Poder Judiciário. De Jayme de Altavila a Wellington Moreira Pimentel; o autor foi impecável na investigação e exposição de fatos até então não revelados. Para o jornalista e crítico literário Jorge Barreto “ O Ysnaldo é o maior escritor brasileiro em plena atividade do nosso tempo. Já passou da hora da mídia alagoana e brasileira lê e divulgar sua obra que é indubitavelmente magnífica”, analisou.

José Ysnaldo Alves Paulo é advogado e mestre em Direito Processual pela Universidade Federal da Bahia. É autor de outras importantes obras como: Os Prazos na Lei de Falências; publicado em 1991. O alagoano de Viçosa também criou jurisprudência com outros pensamentos transformados em livros como Manual da Arrematação Judicial. Teoria e Prática.

Além dos meandros do mundo jurídico, José Ysnaldo transita com igual competência na poesia. No livro “Resquícios de Minha Temporada em Batalha, Capital da Bacia Leiteira Alagoana “, o autor conta em versos e prosas a sua experiência na condição de morador desse pedaço de Alagoas.

Para celebrar o centenário de Arapiraca – em 2024, Ysnaldo Paulo estar finalizando um livro a ser lançado ano que vem. A obra encontra-se em processo de impressão e trará memórias remanescentes de sua estada na Capital do Agreste.