Os juristas Rodrigo Malta Prata Lima e Milton Gonçalves Ferreira Netto foram empossados, nesta segunda-feira (11), como novos membros do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho.

Os novos desembargadores eleitorais foram nomeados pela Presidência da República, em agosto. O advogado Rodrigo Malta Prata Lima ocupa a vaga deixada por Eduardo Campos Lopes, enquanto Milton Gonçalves Ferreira Netto substitui o advogado Hermann de Almeida Melo.

“São dois grandes e valorosos advogados que tenho certeza vão abrilhantar e muito o TRE de Alagoas. É muito importante a união dos poderes, a união da Justiça. TRE, Justiça estadual são justiças irmãs e que certamente nós vamos pensar sempre no melhor interesse do povo alagoano”, comentou o presidente Fernando Tourinho.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Humberto Martins, também participou da cerimônia e relembrou que atuava como advogado antes de se tornar desembargador do TJAL pelo quinto constitucional.

“Na verdade, eu sou advogado, apenas a minha carteira está suspensa em razão do exercício no cargo da magistratura. Esta é a primeira vez em Alagoas que dois advogados pela classe do jurídico assumem no mesmo dia o juízo afetivo do TRE. Isso é muito importante no processo das eleições. Eles são pessoas competentes, oriundas interclasses do advogado num papel grande de fazer a cidadania. Por isso que esperamos que eles possam desempenhar um trabalho no qual o pleno exercício do voto prevaleça distribuindo Justiça Eleitoral”, falou o ministro.

O vice-presidente do TRE/AL, no exercício da Presidência, destacou a experiência dos novos integrantes e a expectativa dos jurisdicionados. “São dois profissionais de reconhecida qualificação que realmente honrarão a Corte do Tribunal, juntando-se conosco para entregar uma jurisdição célere e justa aos jurisdicionados”, disse.

O advogado Rodrigo Malta Prata Lima lembrou que a Justiça Eleitoral sempre foi muito bem representada e quer manter a tradição. “As expectativas para esta nova missão são as melhores possíveis, nós estamos praticamente entrando em um ano eleitoral e vai depender de muito trabalho e muito afinco e é isso que temos para dar”, informou.

Após passar o último biênio como membro substituto do TRE/AL, Milton Gonçalves Ferreira Netto disse que pretende contribuir ainda mais. “Pretendo levar um pouco da experiência enquanto advogado na seara eleitoral, levar um pouco desse olhar para um tribunal eleitoral, agora comparecendo com mais frequência às sessões da corte, enfrentar os desafios e julgar aqueles casos que serão postos a submissão do tribunal”, contou.