Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Federal em Alagoas nesta quarta-feira (06), para apurar denúncias de ameaças contra lideranças indígenas da etnia Kalankó, em Água Branca, no Sertão.
Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação da PF-AL, as ameaças teriam ocorrido na semana passada, durante reuniões entre as lideranças indígenas e representantes da FUNAI.
Uma equipe da Polícia Federal esteve na região nos dias 04 e 05 deste mês, realizando diligências preliminares para constatação das ameaças e identificações dos autores. A PF não informou sobre esses possíveis autores.
Finalizadas as investigações, o inquérito será relatado e remetido ao Ministério Público Federal, a quem cabe apresentar a denúncia e iniciar o processo de responsabilização criminal pelos fatos criminosos apurados.
Na semana passada, o coordenador regional da Funai em Alagoas, Cícero Albuquerque, denunciou as ameaças decorrentes das discussões envolvendo a demarcação de terras indígenas em Água Branca solicitou a presença da PF.
*Com Ascom PF-AL