Para Regis, PSDB precisa se entender com o Cidadania para evitar conflitos

05/09/2023 10:21 - Voney Malta
Por redação
Image

A carta de amplitude nacional divulgada por dirigentes do Cidadania, na semana passada, expôs a grave crise interna e ainda revelou que a federação partidária formada com o PSDB não funcionou.

Um dos trechos diz que ''essa decisão foi desastrosa para o partido em vários estados e provocou uma debandada de militantes e dirigentes com reflexos até o presente''.

Alagoas é um dos exemplos. Nas eleições do ano passado o PSDB de Pedro Vilela, que controla as decisões, levou a federação a apoiar candidatos ligados ao Bolsonarismo.  

Dirigentes do Cidadania não aceitaram - casos de Regis Cavalcante e Juca Carvalho. Nomes lançados pelos duas siglas na eleição para deputado estadual e federal não foram eleitos na disputa local.

''O PSDB precisa se entender com o Cidadania para evitar conflitos. Porque o Cidadania precisa ser ouvido e respeitado, se não vai ter crise e as coisas não vão andar'', avalia o Secretário Geral-Executivo Regis Cavalcante.

Cidadania e PSDB estarão 'casados', obrigatoriamente, até as eleições gerais de 2026. Antes vão passar pelas eleições municipais de 2024.  

Terão que conviver até lá, sem chance legal de divórcio. E se não existir diálogo a tendência é que percam ainda mais relevância no cenário político.

Leia abaixo o trecho da carta que avalia a relação entre Cidadania e PSDB. Ou clique aqui para ler a carta na íntegra.

‘’Em terceiro lugar, a preparação das eleições como tarefa central do partido hoje. Não procedemos até hoje ao balanço necessário da experiência da federação com o PSDB. Mas o fato é que essa decisão foi desastrosa para o partido em vários estados e provocou uma debandada de militantes e dirigentes com reflexos até o presente. Essa é, no entanto, uma decisão já tomada, que nos sujeita até 2026. Não podemos fugir dela nas eleições de 2024. Urge, portanto, centrar o esforço do partido no diálogo com nosso parceiro federado e na formação de chapas competitivas, de forma a conseguir o melhor resultado possível para nós. Depois disso, o futuro da federação, sua renovação, ampliação ou extinção, será objeto de nossa deliberação.''

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..