O instituto Global 3 divulgou, na última terça-feira (05), os primeiros números para a sucessão municipal de Arapiraca, que ocorre em 06 de outubro de 2024. O levantamento aponta o primeiro cenário eleitoral em números da cidade de Arapiraca numa visão do cenário político atual.
De acordo com o que foi divulgado, foram entrevistadas pelo Instituto 1.058 pessoas, todas maiores de 16 anos, em 42 bairros e comunidades das zonas urbana e rural de Arapiraca. O intervalo de confiança da pesquisa, segundo o instituto, é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 02 e 03 de setembro.
Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito Luciano Barbosa (MDB) estaria reeleito. Outros nomes também foram citados entre os eleitores entrevistados na modalidade espontânea - onde o entrevistado responde de forma livre, sem que sejam mostradas alternativas.
Além de Barbosa, foram citados nomes os nomes de pré-candidatos fictícios do deputado Ricardo Nezinho (MDB), do ex-deputado Tarcizo Freire (PP), do pastor Marcelo Oliveira, e do empresário Celso Pessoa.
Luciano Barbosa (MDB) - 52,4%
Ricardo Nezinho (MDB) - 15,6%
Tarcizo Freire (PP) - 6,6%
Pastor Marcelo Oliveira - 2,9%
Celso Pessoa - 1,9%
Branco/nulo - 6,4%
Não sabem - 14,1%
De acordo com esses resultados, o somatório de votos, de acordo o volume de votos válidos das eleições de 2020 os votos válidos totalizaram 44.634 votos. Estão incluídos os resultados de pesquisados que não sabem.
No pleito de 2024, de acordo com as novas atualizações do TSE, o número de eleitores serão alterados em um percentual eleitoral ainda imprevisível no momento.
Para o presidente do diretório municipal do Solidariedade, Lindomar Ferreira, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) mesmo em condição confortável e bem avaliado pela maioria dos entrevistados, existe um grande volume de votos que não votariam no atual gestor, abrindo espaço para uma nova liderança na disputa pela prefeitura em 2024.