Previsão é de que o gestor vai se manter no MDB permanecendo aliado com o PP do deputado federal Arthur Lira
O prefeito Luciano Barbosa (MDB) está formatando a composição das chapas dos pré-candidatos a vereador em Arapiraca com vistas a eleição de 2024. Na eleição de 2020, o gestor fez cinco vereadores pelo MDB. Atualmente, no seu terceiro mandato com o comando máquina administrativa e bem avaliado, em todas as áreas, tem pretensões de atingir a maior amplitude possível.
Com praticamente quatro partidos no comando, o MDB poderá eleger entre cinco e seis vereadores. PP entre um ou dois. PDT, entre um ou mesmo dois. PT. PV e Psol dois ou mesmo três. Ao mesmo tempo em que comanda a cidade, o prefeito Luciano Barbosa também vai moldando o seu grupo político e tomando decisões importantes rumo à campanha de 2024, onde é amplo, geral e irrestrito favorito, até o momento sem forte concorrente competitivo.
Uma das mais importantes e divulgada, é sua manutenção no MDB, legenda pela qual conquistou seus três mandatos como prefeito. Para efetivar o controle sobre a sigla e evitar a reedição de dores de cabeça passadas, Yale Fernandes, seu secretário Executivo, assumiu a presidência municipal do MDB.
Barbosa já teria definido os partidos de sua base que se organizarão para receber os vereadores de mandato. Segundo fontes internas, o prefeito irá dividir os parlamentares no MDB, no PDT e no PP.
A Federação de esquerda (PT-PV-PCdoB) também vai receber apoio, embora não seja do núcleo central da campanha 2024. Sem falar em ex-vereadores, com capital eleitoral que irão entrar na disputa pelas 19 vagas da Câmara Municipal mais importante do interior do Estado. Dois entre três secretários de primeiro escalão da gestão irão para a disputa, principalmente os mais aguerridos na atual gestão.