Presidente Lula constata que depende de Arthur Lira pra governar

31/08/2023 10:43 - Voney Malta
Por redação
Image

O presidente não esconde esse fato dos mais próximos, o que inclui políticos alagoanos. Surpreso e irritado, diz que Arthur Lira domina bancadas - inclusive a do PT.

Da sigla governista são 40 deputados federais - sendo que o deputado alagoano Paulão está fora desse domínio, diz uma fonte.  

Do PSB  e Cidadania todos os parlamentares, e a maioria da bancada do MDB, o que também ocorre com as demais legendas de centro, direita, extrema-direita, extrema-esquerda, enfim.

Esse poder do presidente da Câmara foi gerado a partir do orçamento secreto instituído na gestão Jair Bolsonaro.

O governo do PT conseguiu derrubar o esquema. Mas a ele foi dado nova roupagem via emendas do líder, onde a diferença é que é possível saber quem solicitou o recurso.

Lula não se mete no Congresso e quer que Arthur e Renan Calheiros façam as pazes ou que o senador alivie as críticas, especialmente no momento da votação de projetos do governo.

Porque Lula depende, hoje, de Arthur pra governar.  

Mas Renan crê, hoje, que para sobreviver politicamente em Alagoas precisa desferir porradas no deputado federal.

Pelo menos até que ocorra o entendimento, que não está tão distante assim, como já revelei neste espaço parte da estratégia (leia aqui).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..