Em 2024 Arapiraca terá uma eleição atípica, com o prefeito Luciano Barbosa correndo sozinho na raia
De acordo com o cenário político em Arapiraca – segundo colégio eleitoral do Estado, parte dos dirigentes partidários de partidos de oposição, estão sentindo dificuldade na formação das chapas proporcionais diante do poder de liderança do prefeito Luciano Barbosa (MDB).
Em eleições anteriores, os dirigentes formavam as chapas proporcionais e buscavam junto ao candidato majoritário o “oxigênio financeiro” para as campanhas. No comando do pleito em 2024, o prefeito Luciano Barbosa está conduzindo o processo com equilíbrio e articulação sábia.
Esse cenário dificulta a oposição para uma disputa igualitária. Os dirigentes de partidos que em eleições anteriores faziam as negociações com o candidato majoritário com três a quatro na disputa. Em 2024, o cenário será bem diferente.
Em 2024 os dirigentes e grupos partidários terão que se contentar com os recursos proporcionais do fundo partidário, com as novas regras da Justiça Eleitoral ainda ficam na responsabilidade com a rigorosa prestação de contas.