O blog vem publicando a difícil situação enfrentada pelo escritório local do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, depois da passagem do governo Bolsonaro.

O coordenador do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, assumiu o posto no dia 7 de julho e vem buscando dar vida a uma instituição que havia sido enterrada pelo governo anterior.

Conforme postamos aqui, ele tomou posse e trabalha numa sala emprestada pela representação do Ministério da Agricultura em Alagoas e recebeu, recentemente, um notebook doado pela Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura), numa iniciativa tão inusitada quanto louvável.

De Coutinho, o blog recebeu a mensagem abaixo:

“Infelizmente a situação deixada pelo governo Bolsonaro foi de destruição do MDA. Tínhamos uma frota de 6 veículos (caminhonetes e uma van), mesas de trabalho computadores e impressoras. Tudo foi distribuído e deixado sem manutenção. 

Estamos recompondo nossa antiga estrutura, mas leva um pouco de tempo. Já temos previsão de aquisição de 4 veículos, mobiliário e computadores para o final de 2023. Mas, de imediato, temos contado com o apoio do MAPA que nos recebeu de braços abertos, apesar de também estar com as dificuldades causadas pelo descaso dos últimos 4 anos de governo. A doação do notebook pela FETAG é uma prova da crença dos sindicatos e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura na nossa disposição para reativar e reconstruir esse importante órgão do setor publico agrícola em Alagoas. 

Estamos conversando com diversos setores, Receita Federal, INCRA, FUNAI, UFAL, IFAL, governo do estado e outros órgãos parceiros que possam nos ajudar a recompor nossa força de trabalho com a cessão de servidores e dos aparelhos necessários ao retorno imediato da intervenção do MDA na tarefa de alavancar a agricultura familiar em nosso estado. 

Nos sentimos muito lisonjeados como apoio da sociedade civil e dos nossos parceiros públicos na reconstrução desse importante ministério em nossa terra. Só temos a agradecer.”

Gilberto Coutinho Freire