Junqueiro celebra passagem de seu aniversário entregando significantes obras públicas

10/07/2023 10:32 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Inaugurações, eventos culturais, desfile  escolar, visita de obras, assinatura de Ordem de Serviço  vêm marcando  uma festa que começou no último sábado e que só finda nesta segunda-feira, 10, quando haverá à noite um grande show em praça pública. Tudo isso para registrar a passagem de aniversário dos 76 anos de Junqueiro, que oficialmente aconteceu ontem, domingo, 9, ocasião em que o prefeito Leandro Silva (MDB) recebeu diversas autoridades, sobretudo para selar a passagem dessa marcante data cívica.

Entre as obras inauguradas podemos destacar o  Centro Municipal Educação Infantil (CEMEI) Vovó Dora, (fotos abaixo). O órgão recebeu este nome em tributo à saudosa moradora do bairro onde se localiza a nova unidade escolar, que tinha o sonho de ver Junqueiro sendo contemplada com uma Educação Pública de qualidade para seus cidadãos. Josefa Dorália Pereira Silva era popular, por isso deixou um legado na memória comunitária como sendo mulher justa e dedicada às causas sociais.

 

 

A homenageada era costureira e auxiliava à comunidade confeccionando enxovais de bebês, vestidos de noiva e como professora de bordados. Também praticou trabalho voluntário em saúde, tanto no bairro onde residia, bem como nos povoados circunvizinhos, fazendo curativos e auxiliando enfermos. Geralmente custeava materiais como: gaze, seringas, esparadrapo, soro, entre outros. Realizava tais procedimentos nos domicílios daqueles que não eram contemplados por cuidados de saúde, em uma época em que não existia SUS.

"Trata- se de uma justa e merecida homenagem à memória de uma cidadã junqueirense, bem como a seus familiares, que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade. Para muitos, pode ser apenas mais uma creche, mas aqui tem a marca da Vovó Dora. Consideramos importante imortalizar o nome dela, que sempre acolheu muitas pessoas, além de reforçar e valorizar a cultura da nossa terra", explica o prefeito Leandro Silva.

“Vovó Dora passou, praticamente, toda sua vida residindo neste bairro e foi aqui, no meio de uma família simples, que aprendeu e ensinou a candura e o amor. A família foi crescendo, criando raiz e ganhando respeito de toda a comunidade, tal qual ao município. Ela se dividia em cuidar dos filhos, trabalhar e praticar a solidariedade ao próximo”, ponderou Jannesmar Palmeira, Secretária de Educação.

O CEMEI Vovó Dora é uma manifestação dos esforços da gestão municipal Um Novo Tempo em avançar na oferta de vagas de creche na Zona Urbana e Rural, afiançando tranquilidade e segurança aos pais, que podem, assim, ir à labuta diária sabendo que os filhos estão bem acomodados em um ambiente que prima pela de qualidade, bem estar, gratuidade e eficiência no trato da Educação Infantil.

A secretária de Governo, Lídia Samyra, explicou que “o caminho de conquistas e novos avanços no qual o município está registrado, promoverá muitas novidades que estão por vir em prol do desenvolvimento de todos os munícipes. Anunciamos que a próxima Creche já tem bairro definido, será no Retiro. Uma unidade escolar com 800m², 12 salas e com capacidade para 240 crianças. Mais um novo CEMEI que já está na programação para ser disponibilizado em breve ao povo junqueirense”.

Emocionada, a filha da homenageada, Maria Salete Silva, agradeceu a todos envolvidos na homenagem. “É um gesto muito bonito e especial. Estou sem palavras. É como se um pedacinho dela estivesse aqui. Será lembrada para sempre”, destacou.

 

Com informações de SAMUEL DA SILVA BRITO – é professor efetivo da rede pública de Junqueiro-AL (há 23 anos) e da rede pública de Arapiraca-AL (há 10 anos)

 

Outros

 Prefeito Leandro Silva (MDB) recebeu também o  secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral e o deputado federal Marx Beltrão, assim como o deputado estadual André Silva, ocasião que ocorreu a Ordem de Serviço para a segunda etapa do Programa Minha Cidade Linda. Desta vez  autorizando a pavimentação em paralelepípedos de mais de 98 ruas de Junqueiro. Depois foi   inaugurado por meio do Programa Pró Estrada a pavimentação de mais 17 ruas nos povoados Riachão, São Benedito, Retiro e Ingá.

 

Assinatura da Ordem de Serviço em parceria com o Governo de Alagoas

E também assinamos junto com o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, a autorização para instalação e funcionamento do Ciretran de Junqueiro, que vai ofertar mais de 53 serviços do órgão, como emissão da CNH, emplacamentos e venda de veículos, tudo isso sem precisar sair da nossa cidade”, comentou Leandro Silva, dando conta que houve  apresentações culturais da cidade, através de projetos da  como o grupo de Contadores de História, Grupo de Jazz e Ballet.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..