O artista plástico Ismael Pereira de Azevedo é bastante respeitado em Arapiraca. Sergipano de nascimento, radicou-se em Arapiraca em 1965, onde foi fundador da Câmara Júnior, vereador, elegeu-se deputado estadual, foi secretário de Estado, entre outras funções.  Mas o intelectual Ismael Pereira também tem sua história marcada no ASA, clube pioneiro na cidade.

Na década de 70 elaborou o escudo da Agremiação Sportiva Arapiraquense. “Ainda na prancheta, porque não tinha computador, esses programas, esses artifícios da internet, essa ajuda computacional não existia. Era só no bico da caneta, na munheca e na prancheta. Então, o escudo foi elaborado por mim,” relatou Ismael Pereira ao CB nos Esportes.

Em relato postado no site do ASA, o artista plástico explicou o conceito usado para criação do escudo.

“O escudo do ASA tem como base estruturante três círculos concêntricos (representando a união da torcida), com o mote – AGREMIAÇÃO SPORTIVA  ARAPIRAQUENSE, No núcleo do escudo, a sinistra, uma figura geométrica ovalada representando uma folha de fumo (economia) bipartida em preto (fumo verde) e branco (fumo maduro) e nesta, o nome ASA; a destra, cinco linhas verticais brancas sugerindo um varal onde o fumo é exposto ao sol para sua secagem no campo, tendo na parte central, simbolizando Arapiraca, a “estrela radiosa”, parte integrante do hino do município, de autoria do brilhante poeta e proficiente educador Pedro de França Reis.”

Ainda de acordo com a publicação, em 2010 o escudo sofreu pequenas modificações na fonte, bolas e circulo central, feitas pelo designer Fernando Lopes, melhorando assim a visualização na web e trazendo um traçado mais moderno. O conceito criado por Ismael Pereira foi mantido totalmente.