Em 2020 renovação foi superior a 50%, na atual legislatura, houve desgaste maior entre os vereadores 

Faltando um ano de seis meses para as eleições de 2024, quando serão eleitos e reeleitos prefeitos e vereadores em todo o pais as articulações com vistas às 19 ou 21 vagas no Legislativo de Arapiraca estão evoluindo nos bastidores do cenário político da terra de Manoel André.

Analistas políticos avaliam que a renovação na Casa Herbene Melo pode chegar a 40% ou mais, em 2024. Em 2020, a renovação atingiu mais de 50%, quando vários vereadores com mandato não conseguiram se reeleger a exemplo de Moisés Machado, Wilomark da Saúde, Pastor Marcos Caetano dentre outros. 

Atualmente, a oposição no Legislativo conta com oito vereadores, a previsão é de que apenas entre três a quatro renovarão os mandatos desse grupo.

Já a situação, conta com 12 vereadores, a previsão é de que entre nove a 10 renovarão seus mandatos. Naturalmente o prefeito vai investir em seu grupo objetivando manter a maioria folgada no início da próxima gestão em 2025.

Na atual gestão, Luciano Barbosa teve dificuldade na aprovação de muitas matérias de interesses coletivo do Executivo. Muitas matérias ficaram “travadas” na presidência da Casa, comandada pelo vereador Thiago ML (Pros).

A perspectiva, é de que o grupo situacionista apresente dois chapões, que terão que se esforçar para conseguirem um total de votos da ordem de 5.800 votos para eleger o primeiro e os demais do chapão respectivamente pelo número de votos individualmente.

Existem pré-candidatos que poderão conseguir 300 votos outros um número bem maior ou menor o importante é se esforçarem dentro de suas chapas e partidos conseguirem o coeficiente necessário para tingiram maior número de eleitos em seus partidos.