Com a possibilidade do prefeito Luciano Barbosa ainda no MDB, migrar para o PP, no período da janela partidária de 05 de março a 03 de abril de 2024, levando a maioria dos vereadores e demais pré-candidatos ao Legislativo, o PSB e demais partidos aliados ao governador Paulo Dantas, ao senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Renan Filho, se articulam para a formação de um bloco em Arapiraca.  

O objetivo desse grupo, é lançar um candidato ou candidata com densidade eleitoral para enfrentar o prefeito Luciano Barbosa na sua reeleição em 2024. A presidente estadual do PSB, Paula Dantas afirmou que a meta da legenda é lançar candidatos majoritários e proporcionais, a prefeito e vereador, nos 102 municípios, inclusive Maceió e Arapiraca. 

Diante dessa formatação os partidos de oposição ao grupo político do prefeito Luciano Barbosa, são; MDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, PT, PV, PSOL e Rede. Em Arapiraca o PSB não vislumbra até o momento, um nome competitivo para enfrentar o atual gestor em 2024. 

Em 2024 em Arapiraca pelo visto não haverá terceira via, é azul e encarnado e pronto.