Com o título “Da Fome à Fama” com 386 páginas, revela sua trajetória de vida nas décadas de 70, 80 e 90 em Maceió e em Arapiraca 

 

"Da Fome à Fama", livro escrito pelo jornalista e cinegrafista profissional Fernando Valões relata com riquezas de detalhes, a realidade da televisão em Alagoas, nas décadas de 70, 80 e 90. Um conteúdo que vai enriquecer ainda mais o conteúdo e aprofundar a compreensão da juventude atual e futuras gerações a história da comunicação no Brasil e particularmente em Alagoas. 

 

O conteúdo literário relata uma emocionante biografia participação de outros profissionais da comunicação na sua equipe de trabalhos além das dificuldades na missão de bem informar. Nascido na Caatinga, do Sertão alagoano, ele enfrentou a fome e a seca aos 13 anos, quando foi obrigado a migrar para São Paulo em busca de emprego e uma vida mais digna. 

 

Durante três anos, trabalhou duro na “’ terra da garoa” para ajudar sua mãe e seus irmãos que haviam ficado em Alagoas. Após enfrentar dificuldades em São Paulo, ele retornou ao seu vilarejo, levou sua família para a capital Maceió e, em 1975, começou a trabalhar no primeiro canal de televisão de Alagoas, TV Gazeta, da Organização Arnon de Mello. 

 

Com quase 50 anos de experiência no jornalismo, Fernando Valões, passou por diversos canais e redes de televisão em Alagoas e nas principais emissoras do Brasil. Além disso, ele fundou jornais, revistas e dirigiu várias emissoras de rádio.

 

A obra também aborda os desafios pessoais enfrentados, a exemplo, a perda da visão, o que o motivou a fazer o ENEM e cursar Faculdade de Ciências Sociais, com especialização em Sociologia. 

 

Atualmente, o comunicador é presidente de uma ONG que já formou mais de 400 cidadãos na música, pintura e esporte. Além disso, ele é ativo nas redes digitais, com mais de 3 mil vídeos e mais de 6 milhões de visualizações como Mente Turbinada aos 65 anos.

 

A história de Fernando Valões é inspiradora, repleta de superação, confiança, autoestima e autoconhecimento. O livro "Da Fome à Fama" é um relato sincero e emocionante de uma vida dedicada ao jornalismo, à luta contra as adversidades e à busca incessante pelo sucesso, pontuou Fernando Valões.