A implantação pela Prefeitura de Arapiraca do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), que passa a distribuir medicamentos especializados de alto custo que não estejam disponíveis na rede municipal conta com 190 itens na lista.

Essa iniciativa positiva da gestão municipal através da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, além de oferecer uma grande oportunidade a população na distribuição do medicamento de alto custo gratuitamente acaba com a máfia e as quadrilhas que procuram sensibilizar as pessoas nas redes sociais pedido dinheiro para adquirirem os medicamentos. Eles fazem o pedido e disponibilizam número de conta e Pix nos pedidos. 

 

Além do município de Arapiraca, o Componente atende os usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) da 2ª Macrorregião de Alagoas, contemplando assim 17 cidades, entre elas Traipu, Girau do Ponciano e Craíbas. Essa região rende cerda de 170 atendimentos por dia, sejam a pessoas para pegar os medicamentos ou dar entrada nos processos, fazendo o seu cadastramento. 

“Não é só chegar e pegar a medicação, o Ministério da Saúde tem o controle do estoque, bem como o Estado, e é necessária uma documentação especifica, a depender da doença, para o Protocolo Clínico de Diretrizes Especializadas”, explicou a coordenadora do Ceaf, Kelly Cristina. O médico especializado na patologia, após a análise dos últimos exames determina a liberação e a quantidade exata do medicamento de alto custo.