O favoritismo do prefeito Luciano Barbosa (MDB) para conquistar o seu quarto mandato à frente da prefeitura da cidade mais importante do interior do Estado – Arapiraca, está mobilizando a equipe do Palácio República dos Palmares na capital do Estado e em Brasília pelo ministro dos Transportes Renan Filho e o senador Renan Calheiros (MDB).

Na estratégia do xadrez político, segundo uma fonte palaciana informou ao blog, estaria sendo articulada, pelo grupo liderado pela MDB, a apresentação de quatro a seis pré- candidatos para enfrentar Barbosa em 2024. 

Em Arapiraca, segundo colégio eleitoral de Alagoas, os números do Cartório Eleitoral em 2022, mostraram um crescimento quantitativo do eleitorado de apenas 2,58%, em comparação com o pleito ocorrido em 2020.

Há dois anos, o município apresentava um quantitativo de 143.187 eleitores. Os dados mais atualizados do Cartório da 22ª Zona Eleitoral mostram que Arapiraca teve em 2022, 146.879 pessoas que votaram no pleito de 2022. Em 2024 a previsão é de um aumento da ordem de 2,58 a 3,00%.

Desse total de votantes, Luciano Barbosa, obteve em 2022, 59.249 votos, 54,56%. Em 2024, a estratégia seria apresentar, se a oposição conseguir, entre quatro a seis pré-candidatos quando provocaria maior divisão dos votos com maior número de opções. 

Atualmente, o grupo do governador Paulo Dantas conta com o domínio de quatro partidos; MDB, PSC, PDT e PV. Os primeiros nomes cogitados a entrarem nessa disputa, seria do vereador Pablo Fênix (Pros) o ex-deputado federal Severino Pessoa, atualmente filiado ao MDB, mas pode mudar, e o primeiro suplente de deputado federal Gilvan Barros, (PP) que também poderá mudar de partido. 

Na dinâmica da política e articulações, em breve outros nomes serão acrescentados para a disputa.