O presidente Lula cancelou a viagem para a China marcada para este domingo (26) após passar por nova avaliação médica na manhã de hoje. Não há data prevista para uma nova visita.
Lula está de repouso no Palácio da Alvorada, sem compromissos oficiais. Seu quadro é estável. A presença de uma pessoa doente ao lado do presidente chinês Xi Jinping preocupava autoridades chinesas.
Lula está com pneumonia leve. O diagnóstico completo, dado na sexta-feira (24) é de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, e ele está em tratamento e segue tomando medicação.
O serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A recomendação foi anunciada hoje após uma reavaliação médica que constatou melhora clínica do presidente.
A informação surpreendeu porque fontes do Planalto davam como certa a viagem no início da manhã de hoje. Na noite de sexta-feira (24), o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, disse Lula estava se sentido "bem". Ainda na sexta, o médico cardiologista Roberto Kalil esteve em Brasília pela manhã para acompanhar a medicação prescrita ao presidente.